Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Promovendo a educação inclusiva: os limites e as possibilidades do cursinho PRÓ-ENEM/História 2021 

1Ana Carolina da Silva Borges,2MATHEUS HENRIQUE MATOS PAIXAO
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO
anaborgeshis@gmail.com

RESUMO

O projeto de Integração PRÓ-ENEM UFMT, iniciou no ano de 2017 através do prof Dr Elves Lira da Silva, docente do departamento de física da UFMT, surgiu primeiramente como um cursinho "intensivão" para estudantes em situação de vulnerabilidade e com o intuito de reduzir a desigualdade de acesso ao ensino superior brasileiro, diretamente ligado aos pobres, pretos e periféricos da cidade de Cuiabá e região. Entretanto o cursinho deixou de ser somente um intensivão e se tornou um cursinho comunitário/popular para o ENEM. O objetivo, centra-se na necessidade de aprender na prática como é exercer a docência, como elaborar uma aula, fazer o plano de aula, de vivenciar totalmente o que é ser professor. Utilizamos recursos tecnológicos para elaboração das aulas, vídeos, planilhas, imagens, apresentações dos conteúdos e redes sociais para divulgação dos nossos encontros e calendários. Consequência da pandemia estamos realizando nossos encontros virtualmente usando a plataforma Google Meet. O projeto e seus colaboradores desenvolvem um papel muito importante dentro da sociedade e na vida dos jovens participantes colaborando para que eles tenham desenvolvimento intelectual, desenvolvimento crítico, político e social. Além do mais, muitos dos que participam do projeto conseguem ingressar no ensino superior, decidir qual curso fazer e vivenciar a universidade antes mesmo de se ingressar. Segundo os dados do próprio cursinho, no ano de 2019, 79 estudantes que participaram do cursinho foram aprovados em alguma instituição de Ensino Superior e destes, 56 são discentes da UFMT.. E também colaborar com o desenvolvimento político e da cidadania desenvolvendo à cidadania, ética e a inclusão social.

PALAVRAS-CHAVE

História, inclusão social, educação