Promovendo a educação inclusiva: os
limites e as possibilidades do cursinho PRÓ-ENEM/História 2021
1Ana Carolina da Silva Borges,2MATHEUS HENRIQUE MATOS PAIXAO 1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO anaborgeshis@gmail.com
RESUMO
O projeto
de Integração PRÓ-ENEM UFMT, iniciou no ano de 2017 através do prof Dr Elves
Lira da Silva, docente do departamento de física da UFMT, surgiu primeiramente
como um cursinho "intensivão" para estudantes em situação de
vulnerabilidade e com o intuito de reduzir a desigualdade de acesso ao ensino
superior brasileiro, diretamente ligado aos pobres, pretos e periféricos da
cidade de Cuiabá e região. Entretanto o cursinho deixou de ser somente um
intensivão e se tornou um cursinho comunitário/popular para o ENEM. O objetivo, centra-se na necessidade de
aprender na prática como é exercer a docência, como elaborar uma aula, fazer o
plano de aula, de vivenciar totalmente o que é ser professor. Utilizamos
recursos tecnológicos para elaboração das aulas, vídeos, planilhas, imagens,
apresentações dos conteúdos e redes sociais para divulgação dos nossos
encontros e calendários. Consequência da pandemia estamos realizando nossos
encontros virtualmente usando a plataforma Google Meet. O projeto e seus
colaboradores desenvolvem um papel muito importante dentro da sociedade e na
vida dos jovens participantes colaborando para que eles tenham desenvolvimento
intelectual, desenvolvimento crítico, político e social. Além do mais, muitos
dos que participam do projeto conseguem ingressar no ensino superior, decidir
qual curso fazer e vivenciar a universidade antes mesmo de se ingressar.
Segundo os dados do próprio cursinho, no ano de 2019, 79 estudantes que
participaram do cursinho foram aprovados em alguma instituição de Ensino
Superior e destes, 56 são discentes da UFMT.. E também colaborar com o
desenvolvimento político e da cidadania desenvolvendo à cidadania, ética e a
inclusão social.