Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

O USO DE REDES SOCIAIS PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO NO PRÓ ENEM - HISTÓRIA

1Ana Carolina da Silva Borges,2Patriscia Júlia Souza Leal
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO
anaborgeshis@gmail.com

RESUMO

O Projeto de Extensão PRÓ-ENEM/História tem a finalidade de oferecer conteúdos da área de História no Cursinho PRÓ-ENEM, envolvendo atividades de educação comunitária gratuita, de boa qualidade e inclusiva, que possuem como principais agentes estudantes da graduação do curso de História da UFMT e de outras áreas, a exemplo da arquitetura. Para que ocorra sua funcionalidade há todo um cuidado para a manutenção da qualidade dos produtos audiovisuais criados, bem como a tecnologia da informação manuseada. Assim, havendo a necessidade de levar informações aos jovens sobre os assuntos ligados ao conteúdo ofertado na Extensão de maneira qualitativa e democrática ocorre a confecção de artes explicativas para redes sociais, permitindo a aqueles que os acessam a emergência de maior interesse nas aulas, nas temáticas e também nos acontecimentos históricos, em meio a construção de materiais próprios pensando no seu púbico alvo. É perante este quadro de atuações que a Extensão objetiva levar aos alunos uma educação que seja formativa e informativa, com conteúdo atualizado e critico, de modo que contribua para o crescimento intelectual e pessoal deles. A pertinência dessas ações faz com que no decorrer do Projeto conceitos de semiótica e comunicação visual sejam construídas para incentivar a popularização do Cursinho PRÓ-ENEM. No mais, há todo um desenvolvimento de técnicas e didáticas docentes, construída e pensada coletivamente entre seus integrantes, colocando em prática o que é ensinado em sala de aula (da graduação nas aulas regulares dos bolsistas), com os textos trabalhados em cada temática (no caso, os textos utilizados nas aulas da Extensão). Para a divulgação dos conteúdos previamente selecionados, são utilizados as redes sociais Facebook e Instagram, por serem ferramentas presentes no dia a dia dos jovens. Manuseia-se, ainda, uma plataforma online para confecção das artes, sendo a mesma gratuita a usuários. Os conteúdos das artes podem variar de divulgação das aulas, com a temática a ser trabalhada, curiosidades e datas comemorativas. Esse conjunto de ações permitiu resultados bastante satisfatório, na qual pode-se destacar alguns aspectos em termos numéricos. De acordo com os dados do próprio Cursinho, em 2019, 79 estudantes que participaram do cursinho foram aprovados em alguma instituição de Ensino Superior e destes, 56 são discentes da UFMT. O uso das redes sociais ainda é recente, mas já apresenta ter muito a oferecer aos alunos. Em outras palavras, o projeto e seus colaboradores desenvolvem um papel muito importante dentro da sociedade e na vida dos jovens participantes, colaborando para que eles tenham desenvolvimento intelectual, desenvolvimento crítico, político e social

PALAVRAS-CHAVE

Redes Sociais; ENEM; Educação