1Elias Marcelino da Rocha,2Ingrid Emilyn da Silva ,3Alisséia Guimarães Lemes 1COORDENADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO eliasufmt@yahoo.com.br
RESUMO
O autismo é um transtorno
fortemente genético, com uma herdabilidade estimada de mais de 90% dos casos. Conhecido
como Transtorno do Espectro Autista, é uma síndrome caracterizada por
dificuldades na comunicação, socialização e no comportamento. Esta síndrome faz com as pessoas
apresentem algumas características específicas, como dificuldade na fala e em
expressar ideias e sentimentos, mal-estar em meio aos outros e pouco contato
visual, além de padrões repetitivos e movimentos estereotipados. Objetivou-se refletir sobre
as vivências de homens com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se
de um relato de experiência vivenciado em uma roda de conversa realizada no
projeto de extensão “PRÓ-HOMEM”, do Campus Universitário do Araguaia, sendo
executado forma de online pela plataforma google meet, devido a pandemia de
covid-19. Posteriormente será efetuado um estudo descritivo e de
abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando como instrumento de pesquisa
um questionário contendo questões relacionadas a vivência de homens com Transtorno
do Espectro Autista na cidade de Barra do Garças – MT. A roda de conversa
online suscitou uma ampla abertura para o diálogo, revelando que a confirmação
do diagnóstico de autismo determina mudanças e prejuízos na vida social,
conjugal e profissional. Identificou-se fragilidade ou inexistência de suporte social, o
que, também, pode ser relacionado à ampliação dos sentimentos de solidão e
impotência, bem como, ser homem com autismo é uma experiência complexa e
desafiadora. Refletiu-se ainda, que desejo sexual como qualquer ser humano,
porém os homens com autismo apresentam maiores problemas com comportamentos
sexuais inapropriados e dificuldade com a interação humana, considerando a
efetiva possibilidade de manifestação e vivência da sexualidade, contribuindo
assim para a melhora da sua qualidade de vida. Conclui-se que é fundamental questionar
equívocos e assim pensar o autismo dentro de
uma visão cognitiva é uma possibilidade capaz de permitir sua compreensão.