Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

CONHECENDO A VIVÊNCIA DE HOMENS AUTISTAS

1Elias Marcelino da Rocha,2Ingrid Emilyn da Silva ,3Alisséia Guimarães Lemes
1COORDENADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
eliasufmt@yahoo.com.br

RESUMO

O autismo é um transtorno fortemente genético, com uma herdabilidade estimada de mais de 90% dos casos. Conhecido como Transtorno do Espectro Autista, é uma síndrome caracterizada por dificuldades na comunicação, socialização e no comportamento. Esta síndrome faz com as pessoas apresentem algumas características específicas, como dificuldade na fala e em expressar ideias e sentimentos, mal-estar em meio aos outros e pouco contato visual, além de padrões repetitivos e movimentos estereotipados. Objetivou-se refletir sobre as vivências de homens com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um relato de experiência vivenciado em uma roda de conversa realizada no projeto de extensão “PRÓ-HOMEM”, do Campus Universitário do Araguaia, sendo executado forma de online pela plataforma google meet, devido a pandemia de covid-19. Posteriormente será efetuado um estudo descritivo e de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário contendo questões relacionadas a vivência de homens com Transtorno do Espectro Autista na cidade de Barra do Garças – MT. A roda de conversa online suscitou uma ampla abertura para o diálogo, revelando que a confirmação do diagnóstico de autismo determina mudanças e prejuízos na vida social, conjugal e profissional. Identificou-se fragilidade ou inexistência de suporte social, o que, também, pode ser relacionado à ampliação dos sentimentos de solidão e impotência, bem como, ser homem com autismo é uma experiência complexa e desafiadora. Refletiu-se ainda, que desejo sexual como qualquer ser humano, porém os homens com autismo apresentam maiores problemas com comportamentos sexuais inapropriados e dificuldade com a interação humana, considerando a efetiva possibilidade de manifestação e vivência da sexualidade, contribuindo assim para a melhora da sua qualidade de vida. Conclui-se que é fundamental questionar equívocos e assim pensar o autismo dentro de uma visão cognitiva é uma possibilidade capaz de permitir sua compreensão.

PALAVRAS-CHAVE

Autismo. Cognitivo. Educação.