Uma "porta que se abre": a importância do PRÓ-ENEM História para situações de vivência e práticas pedagógicas em contextos pandêmicos.
1Ana Carolina da Silva Borges,2Patrick Cruz Moreira da Silva 1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO anaborgeshis@gail.com
RESUMO
O
Projeto Integração Universidade-Sociedade PRÓ-ENEM/História 2021 ( UFMT), envolve um conjunto de discentes de inúmeros
cursos de graduação da UFMT, com o intuito de lecionar aulas gratuitas para
alunos de escola públicas das periferias de Cuiabá. O projeto em suas esferas
pedagógicas, de bem estar social e inclusiva e de prática docente tem como objetivos,
auxiliar alunos oriundos do Ensino médio a se prepararem para o Exame Nacional
do Ensino Médio (ENEM) e estabelecer um espaço para o aprimoramento da prática
docente dos acadêmicos da UFMT. Os procedimentos metodológicos constituem-se
por aulas de conteúdos teóricos e/ou experimental, aulas com questões de
edições anteriores da prova do ENEM visando checar e alinhar a teoria com a
prática. Por conta da pandemia do COVID 19, as aulas do ano letivo
de 2021 estão ocorrendo de forma remota via plataforma do Google Meet, nas quais temos apresentado como maior desafio a diminuição do número de estudantes atendidos, o mundo virtual e suas tecnologias de informações e os processos de readequações, dos quais temos grande preocupação em não apresentar uma queda na qualidade das aulas dadas em contextos pandêmicos. Tendo
como resultados parciais, no ano de 2021, o projeto tem como público alvo cerca
de 125 estudantes. No tocante ao grupo formado pelos estudantes da História foi dados, até o momento, um total
de 9 aulas. Somado a isso, é importante reiterar os resultados apresentados que extrapolam, e muito, as aulas ministradas, haja vista a formação docente dos bolsistas envolvidos, que apresentam-se na autonomia criada a partir das pesquisa e dos estudo dos conteúdos de história, o monitoramento e o acompanhamento das aulas, e ainda, as avaliações dos discentes e docentes que servem para guiar e orientar os integrantes da Extensão. É nesse sentido que ocorre o aperfeiçoamento do processo de ensino/aprendizagem explorada no Projeto em questão. É por meio desse conjunto de ações que se observa o poder de transformação social que a educação pode fazer, proporcionando educação humanizada e gratificante aos que dela participam.