Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

PRÓ-ENEM História 2021: Aprendizado duplo

1Ana Carolina da Silva Borges,2Renan da Silva Zaquimael
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO
anaborgeshis@gmail.com

RESUMO

A necessidade de entrar para uma Universidade Pública, através de muito esforço se torna cada vez mais realidade na vida de estudantes de escolas de Ensino Regular, principalmente nas escolas de rede pública. Ao viver essa triste realidade na pele, discentes dos Cursos de Licenciatura da UFMT, sentiu a obrigação de estarem realizando um Projeto, que tivesse como objetivo principal reforçar o Ensino Regular dos (as) estudantes oriundos de escolas públicas, situadas em áreas da capital consideradas carentes. Nesse sentido, o Projeto de Extensão PRÓ-ENEN História 2021, surgiu como resposta a uma demanda dos/as estudantes e docentes, que ao longo do tempo tiveram dificuldades e gostaria de colaborar com Ensino gratuito, inclusivo e com qualidade. A par disso, os resultados foram satisfatórios logo no primeiro ano de Ensino, no final de 2017, haja vista que a Extensão já contava com alunos (as) que passaram a ministrar suas aulas, agora dentro da UFMT, e com um índice expressivo de aprovação no ENEN (cerca de 27%). Hoje o projeto tem ex-alunos, em diferentes cursos oferecidos pela UFMT, tais como: psicologia, pedagogia, química, física, matemática e etc. Ao se analisar os perfis educacionais desses estudantes, recém ingressantes e ex-alunos do PRÓ-ENEN, dentro da Universidade Pública é explicito a vontade dos mesmos em estar fazendo Cursos de Licenciatura para continuarem o trabalho que os beneficiaram um dia. E dentro do Cursinho PRÓ-ENEN, há de igual forma, outros grupos que colaboraram para a formação e orientação de outras áreas de conhecimento e atuação profissional em distintos formatos, Acerca disso não se pode perder de vista o surgimento de grupos de pesquisa, a exemplo do GEPD/MAIS HISTÒRIA, conhecido por suas atuações em práticas docentes. Nele seus integrantes começam a estudar os materiais das aulas previstas, na qual a partir daí ocorre todo um roteiro e planejamento dos conteúdos selecionados para serem ofertados, decididos através de reuniões remotas constantes onde se discutem suas dúvidas de ensino e os métodos de desenvolvimento para facilitar a aprendizagem dos alunos. Hoje o projeto já está em expansão para outros Campus da UFMT no estado de Mato Grosso. Um Projeto que se tinha a necessidade de levar e garantir aquilo que é direito a todos se tornou uma realidade, que foi expandida, através de seus (suas) integrantes, colaboradores (as) e voluntários (as), resultando na formação e produção de conhecimento docente entre todos (as) os envolvidos (as).

PALAVRAS-CHAVE

História, inclusão social, conhecimento