PROMOÇÃO DA SAÚDE
E DO BEM VIVER NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID 19 NAS ALDEIAS KATYOLA WIÑA E
WAZARE DA ETNIA PARESI COM FOCO NA EDUCAÇÃO E SAÚDE INFANTIL, MATO GROSSO,
BRASIL.
1Carlos Eduardo Pereira dos Santos,2Francisneide Avelino Kanezaquenazokaero ,3Valdirene Avelino Zakenaezokero ,4Nathalia Beatriz Lobo da Silva ,5José Ricardo de Souza ,6Reginaldo Silva de Araujo 1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3COMUNIDADE EXTERNA,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5DOCENTE,6DOCENTE carlos.favet@gmail.com
RESUMO
No
contexto da pandemia do Covid 19, vimos a necessidade de trabalhar com crianças
nas aldeias Katyola Wiña e Wazare, ambas da etnia Paresi, no município de
Tangará da Serra - MT. O objetivo foi construir junto à crianças, uma noção de
risco relacionada à chegada do vírus às aldeias. Um processo de
ensino-aprendizagem com escopo preventivo, associando temas de saúde, educação
e esporte. Para atingir o fito, realizamos ações educativas de prevenção à
Covid-19 relacionadas a práticas de saúde junto às crianças, com ações bem delimitadas:
lavar as mãos, uso de álcool em gel, máscaras, posturas adequadas de proteção
em caso de espirro, distanciamento social, evitar aglomerações, uso individual
de talheres, higiene pessoal e do ambiente. Em caso de visitas fora da aldeia,
tomar banho e evitar contato com outras pessoas sem devida higienização. Várias
ferramentas foram usadas: 1) a produção de um cartaz com os dizeres: “Esse ano,
a UFMT é nossa parceria no combate à Covid -19. Somos Haliti Paresi de Mato
Grosso, das aldeias Katyola winã e Wazare. Para prevenir contra o coronavírus,
lavar as mãos e passar álcool e gel, e sempre usar máscaras”; 2) banners
educativos e um jogo didático foram usados em brincadeiras com as crianças,
para promoção de noções científicas de saúde coletiva; 3) um vídeo educativo,
produzido por nutricionistas da UFMT, alertou para se evitar diabetes, através
do consumo de alimentos saudáveis; 4) um vídeo produzido na área de Saúde
Coletiva mostrou como prevenir a covid-19, mostrando passo a passo
procedimentos adotados universalmente como protocolos. No dia 24 de setembro de
2020, demonstramos um pouco de jogos indígenas de nossa etnia Paresi e falamos
como surgiram os esportes: cabeça-bol (Jikyonahati), canoagem, natação (Nazokwatiye),
mergulho (Jitsotiye), cabo de guerra (Nolokwakwatiye), Tirimore,
peteca (Matóe), lança e arco e flecha (Jikyatye), com os quais
podemos brincar quando há festas tradicionais e a competição entres várias
aldeias. A experiência foi considerada relevante por haver trocas de
experiências entre comunidade e academia.