Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

APRIMORANDO E COMPARTILHANDO: ferramentas tecnológicas para o ensino remoto

1Vanessa Siqueira Melo,2Ana Paula Morbio,3Valdiego Siqueira Melo,4José Francisco da Silva Neto
1COORDENADOR AUTOR,2DOCENTE,3COMUNIDADE EXTERNA,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
vanessameloadv@gmail.com

RESUMO

Considerando o contexto de pandemia da Covid-19, declarada pela portaria n. 454, de 20 de março de 2020, do Ministério da Saúde (MS), a flexibilização e diretrizes para o formato virtual alicerçada na Decisão do CONSEPE n. 43 de 08 de Julho de 2020, Resolução do CONSEPE n. 60 de 28 de setembro de 2020 e Resolução do CONSEPE-UFMT n. 87 de 17 de dezembro de 2020, surgiu o interesse em propor uma oficina para docentes da instituição e externos para auxílio na capacitação, preparação e compartilhamento de informações no que diz respeito a apresentação de ferramentas tecnológicas educacionais para produção dos conteúdos e interação com os acadêmicos de forma on-line. A oficina surgiu a partir de uma ideia vivenciada em sala de aula e em troca de experiência com outros professores que dialogaram sobre a importância de compartilhar possibilidades, forma de uso de ferramentas virtuais educacionais para sala de aula virtual, ampliando os formatos de interação com os estudantes para a educação no formato remoto. O objetivo da oficina foi proporcionar um momento de ensino-aprendizagem por meio da apresentação, auxílio na instalação, uso e possibilidades de ferramentas tecnológicas para o ensino remoto, bem como viabilizar o diálogo entre os docentes a fim de trocar ideias sobre as experiências nesse período remoto já vivenciado. A metodologia de desenvolvimento deste projeto ocorreu de forma virtual por meio de uma oficina on-line e acompanhamento de uso das ferramentas na semana seguinte à oficina via grupo no whatsApp. Como resultado foram realizadas aulas expositivas com a apresentação das ferramentas, sendo reservado um período para treino dos cursistas e espaço para a troca de experiências de usos já utilizados pelos docentes. Percebeu-se que esses momentos de aprendizagem de novas técnicas são fundamentais não só para o período emergencial como para o futuro da educação quando do retorno às aulas presenciais, ampliando as possibilidades de ensino a partir da formação docente.

PALAVRAS-CHAVE

Ferramentas Tecnológicas. Ensino Remoto. Formação Docente