APRIMORANDO E COMPARTILHANDO:
ferramentas tecnológicas para o ensino remoto
1Vanessa Siqueira Melo,2Ana Paula Morbio,3Valdiego Siqueira Melo,4José Francisco da Silva Neto 1COORDENADOR AUTOR,2DOCENTE,3COMUNIDADE EXTERNA,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO vanessameloadv@gmail.com
RESUMO
Considerando o contexto
de pandemia da Covid-19, declarada pela portaria n. 454, de 20 de março de
2020, do Ministério da Saúde (MS), a flexibilização e diretrizes para o formato
virtual alicerçada na Decisão do CONSEPE n. 43 de 08 de Julho de 2020, Resolução
do CONSEPE n. 60 de 28 de setembro de 2020 e Resolução do CONSEPE-UFMT n. 87 de
17 de dezembro de 2020, surgiu o interesse em propor uma oficina para docentes
da instituição e externos para auxílio na capacitação, preparação e
compartilhamento de informações no que diz respeito a apresentação de
ferramentas tecnológicas educacionais para produção dos conteúdos e interação
com os acadêmicos de forma on-line. A oficina surgiu a partir de uma ideia
vivenciada em sala de aula e em troca de experiência com outros professores que
dialogaram sobre a importância de compartilhar possibilidades, forma de uso de
ferramentas virtuais educacionais para sala de aula virtual, ampliando os
formatos de interação com os estudantes para a educação no
formato remoto. O objetivo da oficina foi proporcionar um momento de
ensino-aprendizagem por meio da apresentação, auxílio na instalação, uso e
possibilidades de ferramentas tecnológicas para o ensino remoto, bem como
viabilizar o diálogo entre os docentes a fim de trocar ideias sobre as
experiências nesse período remoto já vivenciado. A metodologia de
desenvolvimento deste projeto ocorreu de forma virtual por meio de uma oficina
on-line e acompanhamento de uso das ferramentas na semana seguinte à oficina via
grupo no whatsApp. Como resultado foram realizadas aulas expositivas com a
apresentação das ferramentas, sendo reservado um período para treino dos
cursistas e espaço para a troca de experiências de usos já utilizados pelos
docentes. Percebeu-se que esses momentos de aprendizagem de novas técnicas são
fundamentais não só para o período emergencial como para o futuro da educação
quando do retorno às aulas presenciais, ampliando as possibilidades de ensino a
partir da formação docente.
PALAVRAS-CHAVE
Ferramentas Tecnológicas. Ensino Remoto. Formação Docente