PROJETO ANGUS: EQUOTERAPIA PARA
CRIANÇAS VÍTIMAS DE BULLYING ESCOLAR
1Daniela Martina Alves Aguilar,2Lisiane Pereira de Jesus 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ORIENTADOR danimartina10@gmail.com
RESUMO
O presente relato refere-se ao Projeto de
Equoterapia da UFMT, o qual tem como principal ação as sessões de Equoterapia;
neste caso, para vítimas de bullying. A partir disso, almeja-se estimular
habilidades sociais, utilizar a Equoterapia como instrumento facilitador no
estímulo da autoestima, autoconfiança, autonomia, entre outros, bem como
alcançar benefícios físicos como a melhora do equilíbrio, coordenação motora,
postura, entre outros. As sessões foram realizadas uma vez por semana, sendo o
público alvo crianças entre 8 e 9 anos, independentemente do sexo, matriculadas
em escola da rede pública, estando nos 2° e 3° anos. Será apresentado um estudo
de caso de uma das praticantes, na qual foi possível perceber o quanto o
processo de Equoterapia a auxiliou a “desestressar”, “sorrir”, ser mais
“segura” de si e “sociável”. Portanto, considera-se que o projeto cumpriu os
objetivos propostos, sendo um importante auxílio na recuperação de crianças
vítimas de bullying.