Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

PROJETO ANGUS: EQUOTERAPIA PARA CRIANÇAS VÍTIMAS DE BULLYING ESCOLAR

1Daniela Martina Alves Aguilar,2Lisiane Pereira de Jesus
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ORIENTADOR
danimartina10@gmail.com

RESUMO

O presente relato refere-se ao Projeto de Equoterapia da UFMT, o qual tem como principal ação as sessões de Equoterapia; neste caso, para vítimas de bullying. A partir disso, almeja-se estimular habilidades sociais, utilizar a Equoterapia como instrumento facilitador no estímulo da autoestima, autoconfiança, autonomia, entre outros, bem como alcançar benefícios físicos como a melhora do equilíbrio, coordenação motora, postura, entre outros. As sessões foram realizadas uma vez por semana, sendo o público alvo crianças entre 8 e 9 anos, independentemente do sexo, matriculadas em escola da rede pública, estando nos 2° e 3° anos. Será apresentado um estudo de caso de uma das praticantes, na qual foi possível perceber o quanto o processo de Equoterapia a auxiliou a “desestressar”, “sorrir”, ser mais “segura” de si e “sociável”. Portanto, considera-se que o projeto cumpriu os objetivos propostos, sendo um importante auxílio na recuperação de crianças vítimas de bullying.

PALAVRAS-CHAVE

Equoterapia, Bullying, autoestima, autonomia