Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

ESCOLINHA DE NATAÇÃO DA UFMT: NOVAS PERSPECTIVAS

1THAYMARA MIKUNI MENDONÇA,2Lucielma Dias Gomes
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
thaygmikuni@gmail.com

RESUMO

A natação é uma atividade rica em estímulos oferecidos para o indivíduo e que envolve movimento, permitindo desta forma que as crianças explorem suas potencialidades corporais e cognitivas contribuindo para a estruturação do seu esquema corporal e neural. O projeto de natação infantil ofertado pela Universidade Federal de Mato Grosso é uma ação de extensão universitária que articula os interesses advindos da comunidade adjacentes aos conhecimentos produzidos na universidade, fomentando e promovendo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. O objetivo do presente trabalho é apresentar o projeto da “Escolinha de natação”, bem como as ações desenvolvidas pela coordenadora juntamente com a bolsista e demais acadêmicos voluntários. As aulas da escolinha de natação ocorrem duas vezes por semana tendo duração de uma hora. Cada turma abrange 20 alunos sendo 140 alunos no geral em sete turmas de segunda-feira a quinta-feira. Além disso, as aulas são expositivas, com os professores demonstrando os movimentos propostos em todas as aulas. O planejamento das aulas é elaborado em relação aos objetivos e ações propostos no projeto, utilizando uma metodologia com base no ensino multidisciplinar no ensino da natação. Ao longo das aulas ministradas no projeto conseguimos observar a motivação e anseios dos alunos em participar das atividades propostas. Acreditamos que isso ocorra devido a metodologia e estratégias utilizadas pelos professores, neste caso o ensino multidisciplinar. No entanto, não negamos a importância do enfoque na técnica, porém, sem encaminhar apenas para utilização de métodos tradicionais no ensino da natação. É possível observar os avanços dos alunos durante as aulas, nas relações afetivas, nas habilidades motoras e cognitivas. Contudo, mais observações e testes deverão ser realizados a fim de verificar a eficiência do método proposto, ou seja, o ensino multidisciplinar em natação, além da motivação dos alunos em participarem das aulas. 

PALAVRAS-CHAVE

Natação, Multidisciplinar, Escolinha.