1THAYMARA MIKUNI MENDONÇA,2Lucielma Dias Gomes 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO thaygmikuni@gmail.com
RESUMO
A natação é uma atividade rica em
estímulos oferecidos para o indivíduo e que envolve movimento, permitindo desta
forma que as crianças explorem suas potencialidades corporais e cognitivas
contribuindo para a estruturação do seu esquema corporal e neural. O projeto de natação infantil ofertado pela Universidade
Federal de Mato Grosso é uma ação de extensão universitária que articula os
interesses advindos da comunidade adjacentes aos conhecimentos produzidos na
universidade, fomentando e promovendo o desenvolvimento integral de crianças e
adolescentes. O objetivo do presente trabalho é apresentar o projeto da
“Escolinha de natação”, bem como as ações desenvolvidas pela coordenadora
juntamente com a bolsista e demais acadêmicos voluntários. As aulas da escolinha de natação ocorrem duas vezes por
semana tendo duração de uma hora. Cada turma abrange 20 alunos sendo 140 alunos
no geral em sete turmas de segunda-feira a quinta-feira. Além disso, as aulas
são expositivas, com os professores demonstrando os movimentos propostos em
todas as aulas. O planejamento das aulas é elaborado em relação aos objetivos e
ações propostos no projeto, utilizando uma metodologia com base no ensino
multidisciplinar no ensino da natação. Ao longo das aulas ministradas no
projeto conseguimos observar a motivação e anseios dos alunos em participar das
atividades propostas. Acreditamos que isso ocorra devido a metodologia e
estratégias utilizadas pelos professores, neste caso o ensino multidisciplinar.
No entanto, não negamos a importância do enfoque na técnica, porém, sem
encaminhar apenas para utilização de métodos tradicionais no ensino da natação.
É possível observar os avanços dos alunos durante as aulas, nas relações
afetivas, nas habilidades motoras e cognitivas. Contudo, mais observações e
testes deverão ser realizados a fim de verificar a eficiência do método
proposto, ou seja, o ensino multidisciplinar em natação, além da motivação dos
alunos em participarem das aulas.