Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

Podcast "Geografia pra que(m)?": conhecimentos geográficos para além da universidade

1Marcia Alves Soares da Silva,2Jefferson Emerick
1COORDENADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
marciaalvesgeo@gmail.com

RESUMO

No contexto do meio técnico-científico informacional, é importante e emergente a construção de outras formas de divulgar a produção científica para além da academia. Uma dessas ferramentas são os podcasts, que são conteúdos em áudio, disponibilizados através de um arquivo ou streaming, ganhando mais popularidade no contexto da pandemia da Covid-19.divO grupo de pesquisa HPGEO – História do Pensamento Geográfico e Epistemologia da Geografia, do Departamento de Geografia da UFMT, lançou a ideia, no final de 2019, do podcast formativo “Geografia pra que(m)?”, projeto de extensão em vigência entre 2020 e 2021.divCom foco em conteúdos geográficos, a proposta foi a construção de uma relação dialógica com a sociedade, a partir de uma linguagem didática e acessível. A organização do podcast se deu com debates teóricos de temas organizados previamente, o convite para pesquisadores participarem do debate, a organização da pauta do podcast, as gravações que iniciaram de forma presencial e após foram realizadas de forma online, a edição do programa em softwares específicos, a disponibilização do programa em plataformas streaming como Soundcloud e Spotity e a divulgação em redes sociais. As atividades do projeto foram realizadas ao longo de 2 anos, e teve especial visibilidade em função do contexto da pandemia. Produzimos programas com diferentes temáticas e com pesquisadores de diferentes IES, onde tivemos a participação de colegas da UFC, UFFS, UFES, UFMT, UFJF, UFF, UFRN, USP, UFPR, UFPA, UEFS, UNIFESSPA, ULisboa, dentre outras. Foram 27 episódios no ar, com 1.692 seguidores, 8.156 streamings, sendo um total de 11.886 inicializações, com 3.309 ouvintes de 26 países. Os feedbacks que recebemos mostraram a relevância de unir ensino, pesquisa e extensão, de forma dialógica e inclusiva, cujo caráter interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, além de interinstitucional, revelaram a potência de ações como esta para a expansão das atividades acadêmicas.

PALAVRAS-CHAVE

Podcast. Geografia. Comunicação.