Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

PERCEPÇÃO DAS ACADEMICAS FRENTE A REPRESENTATIVIDADE DA CRIANÇA NEGRA A PARTIR DA OFICINA DE BONECAS ABAYOMI

1Aparecida Fatima Camila Reis,2Maria Vitória Santos de Sousa,3Jennefer Emily Maraia Soares,4Dayanne Victoria da Cruz Morais,5Amanda Ribeiro Lopes de Souza,6Ana Julya Santos Ribeiro
1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
myllareis1305@gmail.com

RESUMO

Desde o ano de 2018, a Oficina de Bonecas Abayomi é realizada no mês de novembro pelo projeto de extensão Programa Cuidar Brincando, visando a reflexão acerca do dia da Consciência Negra, da questão de representatividade e da importância do combate ao racismo desde a infância. A atividade surgiu através da observação crítica das acadêmicas do projeto, uma vez que perceberam, nas brinquedotecas do hospital e pronto socorro de Cuiabá, a escassez de bonecas e brinquedos com traços de pessoas negras. Ademais, analisou-se para além do espaço da brinquedoteca, a ausência de bonecas negras no comércio de Cuiabá e regiões. Logo, notou-se a necessidade de abordar a temática no espaço da Universidade. Dialogar com a comunidade externa e interna da universidade a história, confecção e a importância da Boneca Abayomi para a representatividade da criança negra. A III Oficina de Bonecas Abayomi foi realizada através da plataforma Google Meet no dia 20 de novembro de 2021. A palestrante convidada foi a mestra Renata Rodrigues que é graduada em pedagogia, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, integrante do núcleo de estudos e pesquisas sobre relações raciais e educação. Participaram da oficina 7 pessoas. A oficina proporcionou a construção de novos conhecimentos acerca da problemática da desigualdade racial e a representação de identidade da criança negra desde a infância. Foi possível entender o significado da confecção da Boneca Abayomi para os participantes, e que a representatividade a partir dos brinquedos pode ser decisiva para a construção de uma autoimagem positiva para a criança negra. A oficina levou a reflexões aos dias atuais, onde ainda se tem a dificuldade de encontrar bonecas negras, estas correspondem a 3% do mercado lojista, embora tenhamos uma população negra correspondente a 56%. A oficina da Boneca Abayomi é de extrema importância, pois contribui para fazermos o debate de questões étnico-raciais, além de refletirmos sobre a importância de elementos afirmativos no espaço da Universidade.

PALAVRAS-CHAVE

Representatividade. Boneca Abayomi. Relações raciais.