LUDICIDADE E SAÚDE DO CAMPO: UMA VIVÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO CUIDAR BRINCANDO EM ASSENTAMENTO DA REFORMA AGRÁRIA
1Aparecida Fatima Camila Reis,2Francimary Pinheiro Silva,3 Karine Maria de Almeida Coenga,4Karoline Pires Cian,5Nayara Leticia Sousa De Araújo,6Regiane Sales Ribeiro,7Rosa Lucia Rocha Ribeiro 1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7DOCENTE myllareis1305@gmail.com
RESUMO
Os integrantes do Projeto "Plantas Medicinais e Saúde do Campo" e Programa
"Cuidar Brincando" realizaram uma visita ao Assentamento Zé da Paes,
localizado em Acorizal – MT. As acadêmicas do Programa Cuidar Brincando tiveram como proposta de atividade a promoção do brincar livre e a fomentação da autopercepção e conhecimento das crianças do assentamento sobre o ambiente onde vivem. Este resumo tem por objetivo relatar a percepção das acadêmicas sobre a
visita ao assentamento e a atividade desenvolvida junto às crianças. Trata-se de um estudo
descritivo e qualitativo do tipo relato de experiência sobre uma visita no
assentamento Zé da Paes, localizado no município de Acorizal/MT. A visita ocorreu no dia 4 de junho de 2022, período integral, com a participação de 26 pessoas,
entre elas docentes e acadêmicas da UFMT. No período matutino ocorreu a visita
domiciliar às famílias para levantamento das condições de vida e saúde e o
conhecimento delas sobre as plantas medicinais. Foi realizado um convite para
uma roda de conversa no período vespertino, e próximo à esse espaço da roda de conversa realizou-se atividades junto às crianças com faixa
etária de 7 a 10 anos de idade. Fez-se uma dinâmica de confecção do crachá, desenvolvendo a autonomia das crianças,
através da escrita do seu nome e pintura livre. Em seguida fez-se um
jogo de adivinhação de cartas que continham imagens de arvores, frutas e
animais do cerrado de modo que as crianças participantes deveriam identificar os nomes das imagens e se faziam parte do seu território. Posteriormente
teve o brincar livre com jogos de lego, confecção de origami e pintura. A
partir dessas atividades pode-se notar a interação das crianças e que o espaço proposto
serviu como ambiente de troca de vivência e conhecimento entre acadêmicas e
crianças, a partir da percepção do território onde vivem, contribuindo para o
aprendizado da temática ambiente e saúde de forma lúdica.