A DISCIPLINA "PROJETO DE VIDA" NO CONTEXTO DA COVID-19
1Luciana Dadico,2Maria Luiza Teixeira Xavier,3Mariana Espindola Borgato,4Nathalya Karolline Vasconcelos de Souza,5Maria Eduarda Lopes dos Anjos,6Milena Filippo Batista,7Kelourine Kévia Ramos de Queiroz,8Maisa Rubinho Vaz 1COORDENADOR AUTOR,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,7BOLSISTA DE EXTENSÃO,8ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO luciana.dadico@ufmt.br
RESUMO
INTRODUÇÃO
Este
projeto de extensão universitária nasceu no contexto de implantação da nova
Base Nacional Curricular Comum e das questões pedagógicas trazidas pela
pandemia de Covid-19.
OBJETIVOS
O projeto
busca oferecer uma contribuição às professoras de ensino médio da rede pública
estadual de ensino de Mato Grosso que estejam encarregadas de ministrar a
disciplina Projeto de Vida.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
Desenvolvido
por um grupo de seis alunas de graduação em Psicologia e uma docente do curso,
o grupo de extensão dedicou-se, na primeira fase do projeto, à escolha das
escolas e primeiro contato com as equipes beneficiárias, bem como sobre a
análise dos materiais didáticos que vêm sendo consultados pelas professoras
para elaboração das aulas.
RESULTADOS
PARCIAIS
Temos
percebido que a inserção da nova disciplina na grade curricular vem acontecendo
frequentemente sem planejamento pedagógico ou treinamento em serviço, com a
atribuição de aulas a professores que na maioria das vezes não possuem domínio
sobre os conteúdos exigidos, gerando dificuldades para aqueles encarregados de
ministrar a nova disciplina. Percebemos que os materiais didáticos adotados, de
um modo geral, enfatizam a adaptação de estudantes à sociedade e, mesmo em se
tratando de uma disciplina de primeiro ano (estudantes possuem entre 13 e 14
anos de idade), já antecipam a inserção destas(es) no mercado de trabalho. Na
segunda fase deste projeto, a ser executado no segundo semestre de 2022,
pretendemos realizar reuniões com as equipes escolares e desenvolver oficinas
temáticas nas turmas em que esta disciplina está acontecendo.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Espera-se que este projeto possa contribuir para a
formação de professores, de estudantes das escolas públicas do Mato Grosso e
para a experiência de estudantes de graduação em Psicologia no campo da
Psicologia Escolar e Educacional.br