Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

PróEnem - Matemática e Metodologias Ativas

1FERNANDA PALHARES MARINGOLO SEKIMURA,2YNNES CAMPAGNUCCI,3CAMILA LEMOS NUNES DA SILVA,4LIZANDRA FATIMA SILVERIO
1COORDENADOR AUTOR,2OUTROS,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO
fernanda.sekimura@ufmt.br

RESUMO

De acordo com o objetivo geral do projeto, que é auxiliar os estudantes de escolas públicas em sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio em relação à Matemática, identificamos grande falta de conhecimento sobre os conceitos de geometria, tanto plana como espacial. A partir de então, pesquisamos sobre Metodologias ativas e quais seriam úteis e mais eficientes para aplicar no projeto e sanar as deficiências dos participantes, com objetivo principal de apresentar os objetos geométricos e suas propriedades. Para alcançar o objetivo, elaboramos oficinas com manipulação e construção dos objetos geométricos, bem como utilização de softwares, que ainda serão aplicadas. Os resultados esperados são o conhecimento e utilização das propriedades geométricas, que serão avaliados em simulado após o término das oficinas. Todos os anos identificamos várias deficiências no conhecimento dos participantes e ao longo do projeto vamos remendando essas falhas obtendo bons resultados durante esse tempo que realizamos o PróEnem, mais de 3 anos. O melhor resultado que podemos esperar é o ingresso do participante na IES pública. Estamos trabalhando pra isso!

PALAVRAS-CHAVE

Geometria. Enem. Metodologias ativas