Fortalecimento
da Memória Coletiva e Integração da Comunidade: “Das cores que Eu não Conheço”
1JANIO ALVES RIBEIRO,2KARINA MIHO SASAKI ,3ALESSANDRA PEIXOTO MEIRELES ,4LUCIANO CONCEIÇÃO ,5ANA PAULA RODRIGUES DE ABREU,6MARCILENE MARIA DA SILVA 1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO geonrib5@uol.com.br
RESUMO
bIntrodução:/bNa relação entre os mundos da arte, da filosofia, da tecnologia e o da educação
é importante dimensionar o quanto a arte contemporânea pode desafiar nossos
modos de pensar a educação, suas práticas e suas políticas educacionais. O ensino baseado na aprendizagem
significativa tem cooperado para uma melhor consciência social e visão de
mundo. Assim como a pedagogia das artes,
considera que nos ambientes de aprendizagem, pessoas diferentes com diferentes
modos de aprender participam de um processo de
transformação. bObjetivos:/bNo contexto da pandemia Tem por objetivo mais amplo propor
atividades extracurriculares que favoreçam a produção, sistematização e
articulação do conhecimento com caráter artístico, cultural, tecnológico e
educativo, buscando minimizar o impacto do isolamento social imposto pela
pandemia do Covid-19 e a integração entre comunidade acadêmica e não acadêmica
para contribuir com a melhoria das qualidades de ensino e de vida das
comunidades envolvidas. bProcedimentos Metodológicos:/b As técnicas de
pesquisa consolidadas foram socializadas a todos os participantes do projeto para
a construção do espetáculo cênico. Tanto o depoimento pessoal quanto os produtos
das oficinas de transposições de linguagens são coletados através de filmagens
que fundem em si com o processo criativo coreográfico e musical. As imagens e os sons
coletados são editados durante a composição da obra artística. Cena a cena, os objetos
e objetivos são novamente analisados. Mudanças e adaptações são propostas
buscando a reflexão subjetiva da obra artística e a diluição das fronteiras
entre as diferentes formas de arte. bResultados:/b A primeira parte do espetáculo foi
criada como uma “screen choreography”, ou
seja, para a projeção em tela e está dividido em 5 discursos coreográficos
individuais sendo que, podem ser classificados como curta metragens com tempo
de projeção de 3 minutos a 24 minutos. bConclusão:/b
O espetáculo foi escolhido como uma das obras de arte agraciados com recursos
da Lei Aldir Blanc através do Fundo Municipal de Cultura de Cuiabá.