Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

Fortalecimento da Memória Coletiva e Integração da Comunidade: “Das cores que Eu não Conheço”

1JANIO ALVES RIBEIRO,2KARINA MIHO SASAKI ,3ALESSANDRA PEIXOTO MEIRELES ,4LUCIANO CONCEIÇÃO ,5ANA PAULA RODRIGUES DE ABREU,6MARCILENE MARIA DA SILVA
1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
geonrib5@uol.com.br

RESUMO

bIntrodução:/bNa relação entre os mundos da arte, da filosofia, da tecnologia e o da educação é importante dimensionar o quanto a arte contemporânea pode desafiar nossos modos de pensar a educação, suas práticas e suas políticas educacionais. O ensino baseado na aprendizagem significativa tem cooperado para uma melhor consciência social e visão de mundo. Assim como a pedagogia das artes, considera que nos ambientes de aprendizagem, pessoas diferentes com diferentes modos de aprender participam de um processo de transformação. bObjetivos:/bNo contexto da pandemia Tem por objetivo mais amplo propor atividades extracurriculares que favoreçam a produção, sistematização e articulação do conhecimento com caráter artístico, cultural, tecnológico e educativo, buscando minimizar o impacto do isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19 e a integração entre comunidade acadêmica e não acadêmica para contribuir com a melhoria das qualidades de ensino e de vida das comunidades envolvidas. bProcedimentos Metodológicos:/b As técnicas de pesquisa consolidadas foram socializadas a todos os participantes do projeto para a construção do espetáculo cênico. Tanto o depoimento pessoal quanto os produtos das oficinas de transposições de linguagens são coletados através de filmagens que fundem em si com o processo criativo coreográfico e musical. As imagens e os sons coletados são editados durante a composição da obra artística. Cena a cena, os objetos e objetivos são novamente analisados. Mudanças e adaptações são propostas buscando a reflexão subjetiva da obra artística e a diluição das fronteiras entre as diferentes formas de arte. bResultados:/b A primeira parte do espetáculo foi criada como uma “screen choreography”, ou seja, para a projeção em tela e está dividido em 5 discursos coreográficos individuais sendo que, podem ser classificados como curta metragens com tempo de projeção de 3 minutos a 24 minutos. bConclusão:/b O espetáculo foi escolhido como uma das obras de arte agraciados com recursos da Lei Aldir Blanc através do Fundo Municipal de Cultura de Cuiabá.

PALAVRAS-CHAVE

arte-educação pública. Video-Dança Moderna. Hermenêutica. Circularidade.