1FRANCIELE SILVIA DE CARLO,2ISABELLE BRUNO OUREM,3THAYSSA SOARES DE SOUZA,4LAIS DE SOUZA ALMEIDA,5NATALIA DIAS CAMPOS 1COORDENADOR AUTOR,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO fsc_mt@yahoo.com.br
RESUMO
Introdução: De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 25% das pessoas apresentam uma ou mais perturbações mentais e comportamentais. Na prática médica diária e até mesmo durante a graduação podemos passar por essas situações, que levam à redução da capacidade de atenção e comprometimento do raciocínio clínico, podendo resultar em erros. O SUS oferece algumas PICs, tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais voltados para prevenção e promoção da saúde, entre eles o mindfulness, que colaboram no enfrentamento desses problemas. Essa prática busca proporcionar atenção consciente para a experiência do momento presente, com interesse em foco total – sobre nossos sentimentos, emoções, desconfortos e o ambiente. Objetivo: Divulgar as PICs e a técnica mindfulness. Procedimentos metodológicos: Foram ofertadas duas ações: Live Mindfulness e Oficina “Relações e Saúde: encontrar o outro e a si mesmo”. A primeira ocorreu de maneira on-line, via Instagram e a segunda de maneira presencial. Atividades de planejamento e organização antecederam os eventos, bem como de avaliação desses e elaboração de relatórios. Este Projeto de Extensão se apresenta como uma estratégia de intervenção aliada a Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade (LIASE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Resultados: Cerca de quatorze pessoas participaram da Oficina “Relações e Saúde: encontrar o outro e a si mesmo”. Os participantes relataram no formulário de inscrição que não possuíam conhecimento sobre o assunto. Após a realização desta oficina, os participantes começaram a aplicar a técnica ensinada e relataram melhoria na relação com o próximo. Considerações finais: O projeto promoveu a discussão acerca do tema e a aproximação ao mesmo propiciando reflexões, dando notoriedade ao assunto, estimulando novas pesquisas e contribuindo com a formação dos discentes e profissionais de saúde.