1Daniele Caetano da Silva,2Felipe Targino Rosa,3Gláucia Aparecida Soares Miranda 1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3ORIENTADOR dani_caetanods@hotmail.com
RESUMO
O EduCursinho é um Projeto de Extensão do Departamento de Ciência e Tecnologia da Faculdade de Engenharia (FaEng) de Várzea Grande que tem como objetivo preparar, para o Enem jovens de baixa renda que estudam ou se formaram em escolas públicas e bolsistas de escolas particulares. O projeto é coordenado por docentes da UFMT e as aulas são ministradas por estudantes dos cursos de engenharia da FaEng, sendo matemática, física, química, inglês, redação e atualidades as áreas de atuação do cursinho. Durante as aulas são utilizadas e disponibilizadas apostilas didáticas teóricas e de exercícios produzidas pelos membros do projeto. Tratando se da frente de Álgebra, a primeira aula, ocorrida em 31 de maio, contou com 34 alunos, já no final de julho, caiu para 14 alunos. Essa queda pode ser consequência de fatores como o retorno das atividades presenciais; defasagem que alguns alunos possuem em conceitos básicos como operações com frações e resolução de equações; necessidade de trabalhar durante do dia, e dentre outros. Para identificar os possíveis obstáculos, o presente projeto tem disponibilizado questionários e tem ofertado aulas de reforço sobre tópicos imprescindíveis para um bom aproveitamento das aulas. Também foi aplicado um primeiro simulado, tanto para avaliar o progresso, quanto para atuar como um preparatório para os estudantes se familiarizarem com as regras e o tempo de prova do Enem. Sendo assim, com os dados adquiridos dessa primeira avaliação pode se observar que a área de matemática teve pouco mais de 20% de acertos. Para deixar os estudantes mais preparados, algumas semanas antes do Enem, também ocorrerão aulões com o intuito de revisar e esclarecer as últimas dúvidas. Portanto, ao longo do projeto, o EduCursinho busca, através de aulas expositivas e descontraídas, desmistificar esses assuntos e quebrar o bloqueio que muitos estudantes possuem em relação à matemática, além de aplicar outros simulados para medir o rendimento da aprendizagem, visando o aumento da porcentagem de acertos pelos alunos e obtenção de um maior número de aprovados no Enem.