Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

Indústria 4,0 e o Estudo da Fluidodinâmica Experimental e Computacional de Equipamentos.

1Janio Alves Ribeiro,2Nicolly Sousa,3Samuel Ramos Arruda ,4Wyllian Henrique Felix Ricci,5Felipe Augusto da Cunha Wayhs,6Isabelle Maria Alves Fuhrmann,7Marlison Gosalvez de Alencar
1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
geonrib5@uol.com.br

RESUMO

Os mecanismos envolvidos na aprendizagem mostraram a necessidade de considerar concepções mais sistêmicas e complexas para a construção do conhecimento de um sujeito capaz de intervir no meio social e construir sua aprendizagem. Especialmente considerando que todos os caminhos levarão a sociedade à indústria 4.0. Automatizar é o caminho natural para o aumento da competitividade e da produtividade. Associada à fluidodinâmica Computacional, poderá levar à formação de um cidadão preparado para as novas demandas profissionais do mercado. A socialização desses conhecimentos procura minimizar as diferenças entre classes dentro do mercado de trabalho futuro. Os objetivos desse projeto são a socializar os conhecimentos sobre a construção e automatização de protótipos de equipamentos da indústria química bem como as técnicas de estudos de fluidodinâmicos experimentais. Os procedimentos metodológicos foram: a) Construção de plantas didáticas com as unidades experimentais com sistemas autônomos de controle das variáveis relevantes e com sistema automático de aquisição de dados. b) Treinamento em programação com CLP (Controlador Lógico Programável) dos participantes do projeto para a formação de monitores. c) Treinamento em construção de protótipos e gestão de projetos e mídias sociais. d) Divisão de tarefas para o desenvolvimento do projeto pela aplicação das metodologias Design Thinking e Lean Startup Aplicadas à Prototipagem. e) Exposição das unidades. A primeira etapa dos cursos de programação para a automação em CLP foi implementada com o treinamento de 10 monitores. Foram construídos 2 protótipos automatizados, um para treinamento e outro para a aplicação em estudos de fluidodinâmica de equipamentos. A publicidade das iniciativas do projeto estão sendo feitas por meio de mídias sociais. A segunda equipe de monitores está sendo preparada. Um curso de programação em CLP está sendo organizado para a implementação a partir de outubro de 2022.

PALAVRAS-CHAVE

Protótipos educacionais. Automação. Controlador Lógico Programável.