Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

@UFMTBot: ensino e divulgação da botânica através de mídias sociais

1ANA KELLY KOCH,2MARIANA ANDRADE MARTINS,3MURILO GOMES RIBEIRO,4JÉSSICA MARTINS GONÇALVES,5ANA PAULA DE SOUZA CAETANO,6MARCELO LATTARULO CAMPOS
1COORDENADOR AUTOR,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4MESTRANDO,5DOCENTE,6DOCENTE
anakbio@gmail.com

RESUMO

Tornar os conteúdos científicos mais acessíveis através das mídias sociais é a forma mais atual de atingir os mais variados públicos e chamar a atenção para assuntos relevantes. Nesse sentido, em 2018 foi criado o perfil @UFMTBot na rede social Instagram, sendo institucionalizado como projeto de extensão na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT em 2021. O objetivo do projeto é promover o ensino e a divulgação científica da Botânica e suas subáreas nas comunidades interna e externa à UFMT, através das mídias sociais. Para tanto, as atividades do projeto foram organizadas da seguinte forma: planejamento das publicações; periodicidades das publicações; criação de séries informativas e um canal para esclarecimento de dúvidas ou identificação de plantas; promoção de lives temáticas e de concurso de fotografia botânica. Até o momento o perfil @UFMTBot conta com 1.845 seguidores, das faixas etárias de 13 a 65 anos, sendo 56% mulheres e 44% homens, oriundos do Brasil, Colômbia, Argentina, EUA e Bolívia, com predominância das cidades de Cuiabá-MT (32,8%), Várzea Grande-MT (6,1%), Uberlândia-MG (3.6%), São Paulo-SP (2,9%) e Sinop-MT (1,7%). Entre agosto de 2021 e julho de 2022 ocorreram 3.151 visitas ao perfil, 12.576 pessoas interagiram através de curtidas, comentários, chat ou compartilhando publicações. Quanto às publicações, a série “Conhecendo a Flora de Mato Grosso” que apresenta todas as sextas-feiras uma espécie nativa do estado, é a principal, totalizando 40 espécies. Quando possível são publicadas fotos de aulas práticas em campo ou laboratório das disciplinas ministradas pelos professores de Botânica da UFMT. Outra atividade promovida é o “Concurso de Fotografia Botânica” que acontece uma vez ao ano, na semana do Dia Nacional da Botânica, as três edições impulsionaram o alcance do perfil, pois influenciaram pessoas a participar, se inscrevendo, compartilhando, curtindo e comentando as publicações. Além disso, foram divulgados também artigos científicos sobre a flora de Mato Grosso, anatomia e fisiologia vegetal, bem como a promoção de lives temáticas.

PALAVRAS-CHAVE

Botânica. Ciências Biológicas. Instagram.