Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

AS DIFICULDADES DOS ALUNOS ENTRE AS FRENTES DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NO EDUCURSINHO

1Daniele Caetano da Silva,2Paulo Vinicius de Matos Sousa,3Julia Menezes Kamchen,4Julia Selva Domingos,5Isa Lacerda de Carvalho,6Daniele Caetano da Silva
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6ORIENTADOR
dani_caetanods@hotmail.com

RESUMO

No decorrer dos quatros anos do EduCursinho - educação e aprovação, um cursinho popular, sem fins lucrativos da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso do campus de Várzea Grande, foi possível verificar a persistente dificuldade dos alunos no aprendizado da disciplina de Química, considerada bastante complexa, uma vez que seus conteúdos abrangem cálculos matemáticos, fórmulas, equações e símbolos químicos. Estudos relatam que os desafios enfrentados por estudantes do ensino médio estão relacionados principalmente à falta e/ou a insuficiência do ensino de química nas escolas públicas acarretando na perda do interesse pela disciplina. Assim, o trabalho tem como objetivo identificar quais as principais dificuldades encontradas pelos alunos do EduCursinho nas 3 (três) frentes da disciplina de Química: Química Geral, Química Orgânica e Físico-Química, e propor estratégias no ensino com o intuito de auxiliá-los a superar seus próprios obstáculos. Desta forma, um questionário foi elaborado por meio do Formulário Google e disponibilizado pelo aplicativo WhatsApp aos alunos. A participação no questionário foi de forma anônima. Como resultado, 87,5% dos estudantes que frequentam as aulas possuem dificuldade na disciplina. Dentre as frentes lecionadas, 75% apresentam dificuldade na frente de físico-química, 12,5% em química orgânica e 12,5% em química geral. E por fim, as dificuldades apontadas pelos alunos a respeito dos conteúdos estão relacionadas: a quantidade de matéria lecionada, 62,5%, a relembrar das fórmulas durante a resolução dos exercícios, 25%, e a utilização dos cálculos matemáticos, 12,5%. Para reverter esta situação, está sendo proposta metodologias variadas para a compreensão das fórmulas químicas, além disso, aplicação de aulas mais dinâmicas com maior quantidade de exercícios e a resolução deles. Desta maneira, é de extrema importância propor novas estratégias de ensino para que os alunos superem seus próprios desafios.

PALAVRAS-CHAVE

EduCursinho. Dificuldade. Química.