A ESCOLA VAI AO CENTRO
CULTURAL/CINECLUBE COXIPONÉS DA UFMT
1Karine Queiroz,2Thelma Michella Saddi,3Epaminondas de Carvalho Filho,4Clovis Rezendes Matos,5Diego Baraldi de Lima,6João Pedro Giorgetta Regis,7Rahuan Angelo Arantes 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ORIENTADOR,3OUTROS,4OUTROS,5OUTROS,6BOLSISTA DE EXTENSÃO,7BOLSISTA DE EXTENSÃO kqueiroz.doc@gmail.com
RESUMO
O
Cineclube Coxiponés é considerado o mais antigo cineclube do estado do Mato
Grosso e a sua gênese está relacionada à necessidade da existência de um local
para exibição de filmes e realização de discussões sobre a história e a
atualidade brasileira e mundial através da sétima arte, formando público
criticamente qualificado. Diante disso, o projeto “A escola vai ao Centro Cultural/ Cineclube Coxiponés” oferece a
possibilidade de agendamentos às escolas de ensino fundamental e médio,
públicas e privada da capital mato-grossense e baixada cuiabana, buscando a
aproximação dos estudantes com a UFMT e oferecer uma alternativa de educação
informal para potencializar a relação ensino-aprendizagem, utilizando para tal,
filmes. Adicionalmente, pretende estimular a criação de plateias, o pensamento
crítico e divulgar as produções locais, regionais e nacionais ao público mencionado.
Os agendamentos são realizados via contato telefônico e a curadoria de filmes
realizada visando suprir os interesses didáticos dos professores envolvidos. A
sessão é preparada e após a exibição do filme, uma roda de conversa é
estabelecida para que haja debate e estímulo do pensamento crítico. Ao final,
um questionário é aplicado aos estudantes e aos professores/ funcionários da
escola presentes. O uso do cinema é um ferramenta recorrente de ensino que
auxilia na retenção da aprendizagem e quando o material de apoio e a atuação do
professor são adequados há maior possibilidade de se atingir satisfatoriamente
os objetivos. Assim, o projeto é responsável pela aproximação de
crianças, adolescentes e seus professores com a UFMT, promovendo a ocupação dos
espaços universitários, auxiliando os educadores na busca da sedimentação dos
conteúdos ministrados em sala de aula, atendendo a comunidade externa e
propiciando um ambiente adequado ao debate e a construção de conhecimento e
pensamento crítico de estudantes do ensino fundamental e médio.