Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

Programa Segundo Tempo Padrão: avaliação de crianças e adolescentes participantes de aulas de natação e polo aquático

1Paula Soares Francisco,2Renata Neli Moreno Gurginski,3Luis Felipe dos Santos Bessa,4Elisama Santos da Silva
1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4TÉCNICO ADMINISTRATIVO
paulasoaresf@hotmail.com

RESUMO

A democratização e elitização ao acesso à natação e polo aquático cria barreiras sociais dentro do esporte, além disso, o contato com o meio aquático também está relacionado com a prevenção de afogamentos. Ao oportunizar o contato de crianças e adolescentes com estes esportes, faz com que elas vivenciem experiências diversificadas, possibilitando benefícios para o seu desenvolvimento integral como ser humano. Esses benefícios englobam os aspectos motores, cognitivos, emocionais, afetivos e sociais, contribuindo para a melhoria da saúde e da qualidade de vida desses indivíduos. Além dos benefícios na perspectiva educacional e de desenvolvimento dos princípios socioeducativos. Dentro das recomendações para redução de afogamentos estão o fortalecimento da educação aquática ao público, que se faz presente neste projeto. Objetiva-se avaliar as capacidades aquáticas, aptidão física e crescimento corporal de crianças e adolescentes em fase de aprendizagem da natação e do polo aquático participantes de um programa de esporte educacional, assim como fortalecer as estratégias de prevenção de afogamento. Participam como amostra 100 crianças e adolescentes entre 11 e 15 anos de idade obrigatoriamente estudantes de escola pública. Há dois momentos de avaliação, sendo o primeiro no início das aulas e o segundo após um ano de projeto. Os instrumentos utilizados são o Teste de Aquaticidade – Brasil (AAT-Brasil) e o PROESP (Projeto Esporte Brasil). O AAT-Brasil é um teste que avalia a competência aquática da criança/adolescente sendo composto por 12 tarefas. Já o PROESP é uma bateria de teste dividido em categorias de avaliação em medidas de crescimento corporal, aptidão física para saúde e aptidão física para o desempenho esportivo. Os resultados serão alcançados no decorrer do projeto. Estima-se a melhoria para ambos os testes bem como os componentes educacionais que envolvem o ensino do esporte, a prevenção de afogamentos por meio da educação aquática, justifica-se a proposição das práticas esportivas aquáticas por meio do núcleo PST Padrão da UFMT.

PALAVRAS-CHAVE

Esporte Educacional. Natação. Polo Aquático. Avaliação.