Programa Segundo Tempo Padrão: avaliação de crianças e adolescentes participantes de aulas de natação e polo aquático
1Paula Soares Francisco,2Renata Neli Moreno Gurginski,3Luis Felipe dos Santos Bessa,4Elisama Santos da Silva 1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4TÉCNICO ADMINISTRATIVO paulasoaresf@hotmail.com
RESUMO
A
democratização e elitização ao acesso à natação e polo aquático cria barreiras
sociais dentro do esporte, além disso, o contato com o meio aquático também
está relacionado com a prevenção de afogamentos. Ao oportunizar o contato de
crianças e adolescentes com estes esportes, faz com que elas vivenciem
experiências diversificadas, possibilitando benefícios para o seu
desenvolvimento integral como ser humano. Esses benefícios englobam os aspectos
motores, cognitivos, emocionais, afetivos e sociais, contribuindo para a
melhoria da saúde e da qualidade de vida desses indivíduos. Além dos benefícios
na perspectiva educacional e de desenvolvimento dos princípios socioeducativos.
Dentro das recomendações para redução de afogamentos estão o fortalecimento da
educação aquática ao público, que se faz presente neste projeto. Objetiva-se avaliar as capacidades aquáticas, aptidão
física e crescimento corporal de crianças e adolescentes em fase de
aprendizagem da natação e do polo aquático participantes de um programa de
esporte educacional, assim como fortalecer as estratégias de prevenção de
afogamento. Participam como amostra 100 crianças e adolescentes entre 11 e 15
anos de idade obrigatoriamente estudantes de escola pública. Há dois momentos
de avaliação, sendo o primeiro no início das aulas e o segundo após um ano de
projeto. Os instrumentos utilizados são o Teste de Aquaticidade – Brasil
(AAT-Brasil) e o PROESP (Projeto Esporte Brasil). O AAT-Brasil é um teste que avalia a
competência aquática da criança/adolescente sendo composto por 12 tarefas. Já o
PROESP é uma bateria de teste dividido em categorias de avaliação em medidas de
crescimento corporal, aptidão física para saúde e aptidão física para o
desempenho esportivo. Os resultados serão alcançados no decorrer do projeto.
Estima-se a melhoria para ambos os testes bem como os componentes educacionais
que envolvem o ensino do esporte, a prevenção de afogamentos por meio da
educação aquática, justifica-se a proposição das práticas esportivas aquáticas
por meio do núcleo PST Padrão da UFMT.
PALAVRAS-CHAVE
Esporte Educacional. Natação. Polo Aquático. Avaliação.