Influência das Ligas Acadêmicas da Faculdade de Nutrição da UFMT na formação acadêmica de graduandos
1Aida Couto Dinucci Bezerra,2Layssa Lyllian de Souza Alvarenga ,3Rafaela Cardoso Batista,4Renata Caroline Lima de Oliveira 1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO aida.bezerra@ufmt.br
RESUMO
É perceptível a importância da alimentação na garantia da saúde integral do indivíduo e a influência do comportamento humano e seu impacto no processo de escolha alimentar. Diante disso, as Ligas Acadêmicas na Faculdade de Nutrição são uma poderosa estratégia pedagógica extracurricular para potencializar a visão biopsicosociocultural da formação de ensino superior em saúde. O objetivo foi compreender o impacto que a Liga Acadêmica de Nutrição Comportamental da Faculdade de Nutrição pode proporcionar na formação acadêmica dos graduandos. Trata-se de um relato descritivo de experiência sobre a Liga Acadêmica de Nutrição Comportamental da UFMT e as respectivas atividades realizadas pelos discentes envolvidos com esse grupo de estudo que serviram como ferramentas aliadas para formação de alunos da graduação de nutrição a respeito de temáticas que ainda possuem lacunas na grade curricular, mas que se apresentam cada vez mais emergentes na população. As atividades propostas consistem na realização de reuniões com aulas gratuitas, rodas de conversa, apresentações de casos clínicos, exibições de filmes e palestras ministradas por profissionais da saúde. A Liga Acadêmica de Nutrição Comportamental realizou 40 sessões científicas, que englobaram exposições conceituais relativas à compulsão alimentar, comportamento do consumidor, mudança comportamental e sobre a influência da subjetividade no comportamento alimentar. Os debates focaram em aliar o conhecimento biológico da nutrição com a intervenção cognitivo-comportamental para indivíduos com dificuldades alimentares, como os transtornos de anorexia e bulimia, e em promover discussões sobre outras psicopatologias relacionadas à alimentação. Fica evidente, portanto, que as reuniões científicas vão além do objetivo de divulgar informações, pois promovem o trabalho coletivo e o desenvolvimento da liderança autônoma dos discentes, através de um método de ensino que visa transformar a comunicação e a interação dos nutricionistas com os pacientes.
PALAVRAS-CHAVE
Formação profissional. Comportamento humano. Ensino.