Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

Nós podemos tudo. Nós PODEMOS+!

1Taciane Couto Gonçalves,2Elisa Lobato Israilev,3Danyely Cervinski Pereira,4Lucélia Cristina Barcelos
1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO
taciane.goncalves@ufmt.br

RESUMO

O projeto Podemos+ é uma proposta de cursinho popular de preparação para o vestibular que, na realidade de Cuiabá, inscreve-se formalmente no Programa de Extensão UniverCidade. O mesmo encontra-se em desenvolvimento desde outubro de 2021 centrando-se em uma das áreas periféricas da cidade conhecida como Jardim Eldorado. Valendo-se da educação popular freiriana, objetiva contribuir no processo de inserção de jovens trabalhadores/as no ensino superior ao mesmo tempo em que almeja contribuir no processo de elevação do nível de consciência social e política desses/as jovens. Para tal, incorpora ao conteúdo pedagógico lecionado nas aulas elementos da realidade social da qual os/as educandos/as fazem parte. Desde que se iniciaram as atividades, o cursinho Podemos+ abriu três turmas de educandos/as. Duas delas, de fato, envolveram jovens em preparação para o exame utilizado na seleção e ingresso no ensino superior, cada uma com cerca de quinze educandos/as. Contudo, a terceira turma foi uma experiência direcionada à população adulta do Jardim Eldorado que se interessava em obter o título de conclusão do ensino fundamental/médio. No que tange aos/às educadores/as, é importante destacar que são jovens universitários/as que se distribuem entre as áreas do conhecimento (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática), mantendo uma dinâmica de encontros e preparação de aulas em que associam o conteúdo pedagógico aos aspectos da vida social e política. O Programa como um todo está em fase de concluir seu primeiro ano de desenvolvimento, já tendo o cursinho registrado a aprovação de três ex-educandos/as dentre os/as ingressos/as na Universidade Federal de Mato Grosso.

PALAVRAS-CHAVE

Educação. Educação Popular. Território.