Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

Por mais equidade de gênero em STEM: ações e resultados de um projeto de extensão

1Cristiano Maciel,2Leihge Roselle Rondon Pereira,3Sabrina Bourscheid Sassi,4Waleska Gonçalves de Lima,5Ana Lara Casagrande,6Eunice Pereira dos Santos Nunes,7Luciana Correia Lima de Faria Borges,8Mory Marcia de Oliveria Lobo,9Karen da Silva Figueiredo Medeiros Ribeiro,10Karla de Souza e Silva,11Maria Fernanda Abalem Franca Nunes Costa
1COORDENADOR AUTOR,2DOUTORANDO,3DOUTORANDO,4DOUTORANDO,5DOCENTE,6DOCENTE,7DOCENTE,8VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,9DOCENTE,10BOLSISTA DE EXTENSÃO,11BOLSISTA DE EXTENSÃO
crismac@gmail.com

RESUMO

Como extensão tecnológica o projeto “Carreira, tecnologias e educação: extensão e pesquisa em prol da equidade de gênero” realizou ações no âmbito das tecnologias sociais, incluindo estudantes e docentes da Educação Básica e com estudantes de graduação da área de Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática – STEM. Ainda, prospectou interfaces com o movimento STEAM, no qual a letra “a” de Arte indica o papel das humanidades no conhecimento STEM. O projeto objetivou contribuir com a equidade de gênero nas carreiras e cursos das áreas de Computação e Tecnologias da região Centro-Oeste, proposta alinhada com o projeto Meninas Digitais Regional MT. Neste trabalho, apresenta-se um resumo das ações realizadas classificadas em cinco eixos: 1) análise de referencial bibliográfico, com levantamento das informações relacionadas à carreira e gênero na área STEM/STEAM, incluindo intersecções de raça; 2) atividades formativas, com palestras e oficinas sobre STEM e Gênero em parceria com Secretaria de Estado de Educação – SEDUC/MT, diálogo formativo com professores da Educação Básica, palestras de acolhimento às graduandas da área STEM da Universidade Federal de Mato Grosso e, criação de mídia social com 50 postagens que compõem o canal comunicativo sobre a área STEM; 3) atividades desplugadas, com estudantes da Educação Básica de MT; 4) atividades de divulgação científica, com palestras em Universidades Federais, escolas públicas de MT e em curso de extensão, publicação de dois artigos no XVI Women in Information Technology e dois artigos no evento internacional do XIV Congresso da Mulher Latino-Americana em Computação; 5) criação do site meninasdigitaismt.ic.ufmt.br. O conjunto de resultados do projeto permitiu identificar o caráter interdisciplinar das ações, ampliando a discussão e fortalecimento dos conceitos STEM/STEAM na rede de ensino público de Mato Grosso e nas universidades, bem como facilitar espaços educativos sobre carreiras e tecnologias por meio das tecnologias sociais disponibilizadas na Web, promovendo o senso de pertencimento das mulheres ao campo STEM.

PALAVRAS-CHAVE

STEM. STEAM. MULHERES. EQUIDADE DE GÊNERO.