1ALDI NESTOR DE SOUZA,2GISLAYNE CRISTINA FIGUEIREDO 1DOCENTE,2DOCENTE aldinestor1969@gmail.com
RESUMO
O presente trabalho relata uma
experiência de extensão universitária, intitulada Educação e Organização Popular,
desenvolvida pelo Terra Prometida, bairro oriundo de uma ocupação urbana em
Cuiabá, e professores e estudantes da UFMT. O bairro teve seu início em 2010,
quando cerca de 300 famílias ocuparam uma área do estado, irregularmente ocupada por uma empresa privada de mineração. Seguiram-se
tentativas de reintegração de posse e despejo das famílias, com novas
reocupações do mesmo espaço. As condições atuais seguem precárias, com casas do
tipo “barraco”. As ruas são de terra, e tanto a luz quanto a água são obtidas
por meio de “gato”. Mas o bairro está em processo de regularização de posse pelas
famílias. O caminhar com a comunidade tem se dado a partir dos princípios da
Educação Popular Freireana, a qual compreende que somente um encontro dialético
e dialógico permite a construção do processo de humanização e conscientização
que deve abarcar a todas as pessoas envolvidas. O trabalho desenvolvido tem
como horizonte o fomento à autonomia e à auto-organização da comunidade. Até o momento as atividades
realizadas foram a construção de uma horta comunitária, visando trabalhar a
autonomia e a segurança alimentar. Como metodologia, realizamos reuniões
semanais que se iniciam com a leitura e debate de textos sobre organização
popular e sobre os alimentos plantados na horta. Essas reuniões têm servido
como momento de problematização e reflexão, além de espaço de encontro da
própria comunidade. Como desafios, citamos a pobreza extrema vivenciada pela
maior parte das pessoas da comunidade, as quais faltam às atividades acordadas
em virtude da necessidade de garantir sua sobrevivência imediata; a
rotatividade dos membros da comunidade e a própria dinâmica relacional e
vivencial da comunidade, por vezes permeada por violências e relações
assimétricas de poder e dominação e, por fim, a própria ausência da
universidade, do Estado e de políticas públicas básicas no território.