1FLÁVIA REGINA PEREIRA SANTOS DE SIQUEIRA,2ELLIS KARINNY FURLAN,3CAIUBI EMANUEL SOUZA KUHN 1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3DOCENTE frpsantos@hotmail.com
RESUMO
Todo conhecimento científico deve
ser construído considerando seu impacto na sociedade e uma das formas de se
trabalhar esse pensamento crítico é através de eventos científicos como o Workshop Geoparque Chapada dos Guimarães.
A pandemia da COVID-19 trouxe diversos desafios para os projetos, entretanto,
os projetos encontraram uma forma de realizar suas ações durante esse período,
adaptando as atividades presenciais para o formato online. A primeira edição do
Workshop Geoparque Chapada do Guimarães foi realizada totalmente presencial, a
segunda edição foi realizada durante o período da pandemia em 2020 sendo assim
realizado totalmente online. Dessa forma, no ano de 2021 foram feitas
adaptações na realização do III Workshop
Geoparque Chapada dos Guimarães, onde as atividades foram realizadas no sistema
hibrido, com atividades presenciais e com transmissão online pelo YouTube do projeto e pelo canal da
FEBRAGEO. A terceira edição foi realizada entre os dias 29 e 30 de novembro de
2021, onde foi promovida a discussão sobre temas relevantes ao empresariado do
setor e a aqueles que têm interesse nas temáticas, levando em consideração as
potencialidades do turismo no Mato Grosso, entre as atividades foram realizados:
concursos, minicursos e palestras, além do lançamento do Livro "Geoparque
Chapada dos Guimarães". As inscrições foram realizadas pelo site https://www.even3.com.br/geoparquechapada2021/,
obtendo um total 603 de inscritos. As palestras transmitidas pelo canal do
projeto obtiveram 1640 visualizações e no canal da FEBRAGEO obtiveram 862
visualizações, os minicursos realizados junto ao evento obtiveram no total 1068
visualizações até o momento. Além das palestras e cursos o evento realizou
concursos de desenho para escolas do município de Chapada dos Guimarães, e
concursos de arte, vídeo e fotografia aberto para todo o público. Como resultado,
foi possível manter o elo entre a instituição de ensino superior e a sociedade,
através do engajamento dos graduandos em Engenharia de Minas e da participação
da comunidade, de forma virtual e presencial.