Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

Mídias sociais para divulgação de ciência: um diálogo com a sociedade – vigência de 2022

1Felipe Thomaz Aquino,2Thiago Mamedes de Arruda,3Thalyta Parreira Mota dos Santos,4Julia Dorys Moreira Cruz,5Albielly Luisa Oliveira Barbato de Figueiredo,6Victor Jorge Prigol Rodrigues,7Ana Paula Rotermel Baratto,8Marianne Rodrigues Roldão,9Karina Borgat dos Santos
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,8VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,9VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
thomaz501@gmail.com

RESUMO

O avanço da tecnologia aliada a adaptação de novos hábitos proporcionou a divulgação cientifica um novo meio exploratório os quais são coniventes ao dia a dia das pessoas. O uso de rede sociais ocupa tempo considerável de uma pessoa, com finalidades de relações interpessoais e obtenção de informação. Sendo assim, as plataformas apresentam grande potencial exploratório de alcance do público, quando se trata de questões de informação rápida e de fácil acesso. Deste modo, o presente projeto tem como finalidade a formação de conteúdos com embasamento científico e fontes confiáveis para divulgação em redes sociais e criação de podcasts. No Instagram intitulado “Ciência sem Moage”, são publicados posts diários com informações científicas, desmitificando mitos populares da sociedade e apresentando temas que agregam conhecimento a mesma, com uma linguagem lúdica e simplificada. No Instagram também há a interação interpessoal de diferentes faixas etárias de idade e escolaridade, geradas a partir das temáticas. Já os podcasts são disponibilizados nas melhores plataformas de streaming sonoros. O surgimento do projeto foi em um cenário pandêmico, o que facilitou o desenvolvimento inicial para criação de conteúdo. A seguir, os temas foram escolhidos e desenvolvidos de acordo com a demanda popular. O objetivo do projeto foi a criação de um podcast e a utilização de redes sociais para divulgação científica. O acompanhamento de resultados é feito pela análise dos resultados dos seguidores da página @cienciasemmoage no Instagram. Até o presente momento, a página encontra-se com novecentos e cinquenta e dois seguidores e apresenta postagens com até seiscentos e onze visualizações. Os números apresentam resultados satisfatórios para difusão de conteúdo popular de maneira simples e que possam romper os muros da universidade, que é compatível com os objetivos da extensão universitária

PALAVRAS-CHAVE

Comunicação. Redes sociais. Divulgação científica