ETNOSSABERES E FORMAÇÃO DOCENTE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO
CHUMBO, POCONÉ-MT.
1Suely Dulce de Castilho,2Bruna Maria de Oliveira,3João Almeida dos Santos ,4Josiane Rodrigues dos Santos,5Luciana Gonçalves de Lima,6Marcelo Rocha Meira 1DOCENTE,2DOUTORANDO,3DOUTORANDO,4MESTRANDO,5DOUTORANDO,6DOUTORANDO bruna.oliveira@ufmt.br
RESUMO
O presente
texto busca relatar a ação extensionista: “Curso de formação de professores: Os etnossaberes e a
educação Quilombola” que compõe o Programa de Extensão “Educação Escolar
Quilombola: etnossaberes e formação docente” registrado no Sistema de Extensão da UFMT e promovido pelo Grupo
de Estudos e Pesquisa em Educação Quilombola – GEPEQ/MT. A ação está em
andamento e objetiva construir momentos formativos com os/as docentes da escola
Municipal Nossa Senhora Aparecida e da Creche Vovó Teófila, localizada na
Comunidade Quilombola do Chumbo, Poconé-MT. O curso é um esforço dos
integrantes do GEPEQ/UFMT, bem como, uma reivindicação das comunidades
quilombolas. Metodologicamente, baseia-se no método da pesquisa-ação e está
sendo realizada com cerca de 30 professores e professoras. Os encontros formativos
estão balizados nos pressupostos da etnocorporeidade tendo como referência os estudos
da decolonidade, da ancestralidade africana e cultura afro-brasileira; da
construção social das ideias racistas; da especificidade histórica e cultural
dos quilombos; da religiosidade nos quilombos; dos jogos e brincadeiras
afro-brasileiros, da estética negra, das manifestações corporais negras, do
corpo e cultura no quilombo, e dos documentos que orientam e regulamentam a
Educação Escolar Quilombola. Os resultados parciais sinalizam as dificuldades dos/as
docentes em pedagogizar os saberes da comunidade, no entanto, percebemos que os
encontros têm fomentado debates e reflexões sobre o combate ao racismo, o
fortalecimento da Educação Escolar Quilombola, bem como, da valorização dos
saberes locais. Para o semestre de 2022/2 o curso prevê o levantamento dos
etnossaberes da comunidade do Chumbo, planejamento e na aplicação de uma aula
como foco nos estudos realizados no decorrer da ação. Espera-se que este
projeto de extensão possa suscitar reflexões para pensar a formação de
professores, assim como, tencionar os etnossaberes como elemento propositivo de
práticas pedagógicas decoloniais e antirracistas no âmbito escolar.
PALAVRAS-CHAVE
Educação Escolar Quilombola. Formação de Professores. Etnossaberes.