Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

ETNOSSABERES E FORMAÇÃO DOCENTE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CHUMBO, POCONÉ-MT.

1Suely Dulce de Castilho,2Bruna Maria de Oliveira,3João Almeida dos Santos ,4Josiane Rodrigues dos Santos,5Luciana Gonçalves de Lima,6Marcelo Rocha Meira
1DOCENTE,2DOUTORANDO,3DOUTORANDO,4MESTRANDO,5DOUTORANDO,6DOUTORANDO
bruna.oliveira@ufmt.br

RESUMO

O presente texto busca relatar a ação extensionista: “Curso de formação de professores: Os etnossaberes e a educação Quilombola” que compõe o Programa de Extensão “Educação Escolar Quilombola: etnossaberes e formação docente” registrado no Sistema de Extensão da UFMT e promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Quilombola – GEPEQ/MT. A ação está em andamento e objetiva construir momentos formativos com os/as docentes da escola Municipal Nossa Senhora Aparecida e da Creche Vovó Teófila, localizada na Comunidade Quilombola do Chumbo, Poconé-MT. O curso é um esforço dos integrantes do GEPEQ/UFMT, bem como, uma reivindicação das comunidades quilombolas. Metodologicamente, baseia-se no método da pesquisa-ação e está sendo realizada com cerca de 30 professores e professoras. Os encontros formativos estão balizados nos pressupostos da etnocorporeidade tendo como referência os estudos da decolonidade, da ancestralidade africana e cultura afro-brasileira; da construção social das ideias racistas; da especificidade histórica e cultural dos quilombos; da religiosidade nos quilombos; dos jogos e brincadeiras afro-brasileiros, da estética negra, das manifestações corporais negras, do corpo e cultura no quilombo, e dos documentos que orientam e regulamentam a Educação Escolar Quilombola. Os resultados parciais sinalizam as dificuldades dos/as docentes em pedagogizar os saberes da comunidade, no entanto, percebemos que os encontros têm fomentado debates e reflexões sobre o combate ao racismo, o fortalecimento da Educação Escolar Quilombola, bem como, da valorização dos saberes locais. Para o semestre de 2022/2 o curso prevê o levantamento dos etnossaberes da comunidade do Chumbo, planejamento e na aplicação de uma aula como foco nos estudos realizados no decorrer da ação. Espera-se que este projeto de extensão possa suscitar reflexões para pensar a formação de professores, assim como, tencionar os etnossaberes como elemento propositivo de práticas pedagógicas decoloniais e antirracistas no âmbito escolar.

PALAVRAS-CHAVE

Educação Escolar Quilombola. Formação de Professores. Etnossaberes.