Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO E DOS MULTILETRAMENTOS

1Danie Marcelo de Jesus,2Douglas Edson de Araujo Ribeiro
1COORDENADOR,2MESTRANDO
daniepuc@gmail.com

RESUMO

A Universidade Pública, como um espaço acadêmico, plural e diverso, tem um papel fundamental a cumprir com a inclusão social. Baseando nesse pensamento, foi realizado o curso de Extensão Universitária do Instituto de Linguagens da UFMT denominado “Curso de Língua Inglesa para alunos com deficiência visual”, que ocorreu em contexto de ensino remoto pautado no letramento crítico e nos multiletramentos no ano de 2022 com o público-alvo de deficientes visuais da comunidade interna e externa da UFMT. As aulas foram desenvolvidas sob a perspectiva metodológica da Abordagem Comunicativa, conforme versa Figueiredo e Oliveira (2012), tendo como suporte mediador as tecnologias digitais de informação e comunicação, principalmente a plataforma Google Meet, em que foram desenvolvidas as aulas e a plataforma de comunicação Whatsapp. Os principais gêneros utilizados para o desenvolvimento das aulas e atividades complementares foram: slide com fonte ampliada, arquivo de áudio mp3 com sintetizadores de voz, podcast, documentos de texto com a transcrição dos podcasts e áudio de Whatsapp, essa pluralidade de gêneros e suas multimodalidades fizeram com que as aulas abrangessem diversas experiências semióticas no processo de ensino-aprendizagem, sendo, consequentemente, mais inclusivas. Os dados foram coletados por meio de análise qualitativa das aulas online e das interações em chat, tendo como resultados a constatação: a) que o processo de aprendizagem se deu pela interação colaborativa entre alunos e professor no processo de construção do conhecimento e b) que o letramento crítico e multiletramentos afiguraram abordagens inclusivas para o ensino de língua, promovendo atendimento às necessidades educacionais específicas dos alunos com deficiência visual. Assim, os alunos colaboraram no processo de construção dos saberes, trazendo diálogos críticos sobre suas vivências como pessoas cegas ou com baixa visão na sociedade, e também participaram ativamente na produção de podcasts com o professor, por meio de áudio no aplicativo Whatsapp.

PALAVRAS-CHAVE

Língua Inglesa. Deficiência visual. Letramentos.