Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

Ações Extensionistas de Educação em Saúde: Construindo saberes e fazeres na arte de prevenir doenças e promover saúde

1Neudson Johnson Martinho,2○ Amanda Paganini Lourencini
1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO
neudsonjm@hotmail.com

RESUMO

“Ações extensionistas de Educação em Saúde: Construindo saberes e fazeres na arte de prevenir doenças e promover saúde” é um programa que congrega projetos de extensão desenvolvidos na, para e com a comunidade, num movimento cíclico de aprendizagem a partir da vida vivida pela comunidade. O Grupo de Pesquisas Interprofissionais em Educação e Tecnologias em Saúde (PINEDUTS) da Faculdade de Medicina da UFMT, elaborou o referido programa abordando temáticas que emergiram das observações acadêmica, assim como, através da dialogicidade e socialização das experiências societais tanto na dimensão individual, quanto coletiva, partindo do princípio que pensar em saúde é pensar a vida com qualidade. Nessa perspectiva, objetivamos com esse trabalho socializar ações extensionistas que visam contribuir para a promoção da saúde e prevenção de doenças, abordando fenômenos muitas vezes negligenciados no cuidado institucionalizado à saúde. A metodologia adotada para execução dos projetos se caracteriza por ser ativa, composta por rodas de conversas subsidiadas pela pedagogia Freiriana, educação interprofissional e complementadas por dinâmicas estimuladoras de diálogo. o lócus de execução são unidades básicas de saúde (UBS), sendo uma em Cuiabá e outra no Distrito de NSra. da Guia, na baixada cuiabana. Os projetos estão em execução, possibilitando aos estudantes, docentes, profissionais de saúde e comunidades, reflexões críticas-propositivas, cujos desafios a priori se materializam na integração dos membros em razão dos diferentes eixos temáticos e solidificação do corpus teórico para norteador das práticas crítico-reflexivas. Concluímos que a execução de programas de extensão é importante para integração universidade, serviço e comunidade, principalmente quando abordam processos educativos indutores de mudanças nas comunidades e na formação acadêmica dos futuros profissionais da área de saúde, inserindo-os na realidade social, possibilitando práticas mais humanizadas nos serviços de saúde e consequentemente, um cuidado mais qualificado.

PALAVRAS-CHAVE

Educação em Saúde. Promoção da Saúde. Prevenção de doenças.