Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

Educação em saúde para o combate ao Tinnitus – Construindo novos conhecimentos com a comunidade.

1Neudson Johnson Martinho,2Yury Raphaell Coringa de Souza,3Gabriel Ramos de Jesus,4Rodrigo Ramos Rodrigues Teixeira,5Kezia Vaz dos Santos Cândido,6Amanda Paganini Lourencini
1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
neudsonjm@hotmail.com

RESUMO

O Tinnitus, acufeno, ou popularmente chamado de zumbido, é definido como a percepção consciente de um som gerado sem a presença de uma fonte sonora externa, podendo estar associado a diversas doenças e/ou, como evento adverso consequência do usos de alguns fármacos, possuindo uma etiologia multifatorial e uma fisiopatologia pouco conhecida. Tal sintoma causa inúmeros impactos negativos na qualidade de vida do portador, e apesar de ser prevalente, ainda permanece como um desafio clínico e científico na área da saúde. Dessa forma, o grupo de Pesquisas Interprofissionais em Educação e Tecnologia em Saúde (PINEDUTS), elaborou um projeto de extensão sobre esse problema de saúde, objetivando proporcionar a construção de novos conhecimentos sobre o tinnitus, utilizando a educação em saúde na perspectiva interprofissional como estratégia, cuja população a ser contemplada com as ações serão os profissionais de saúde e usuários do SUS. O referido projeto está em execução, sendo a priori, realizado levantamento bibliográfico em bases de dados e bibliotecas virtuais sobre a temática e ações de divulgação do mesmo por meio das mídias sociais, considerando que a execução das ações extensionistas dar-se-ão de forma híbrida, sendo uma parte por via remota e outra presencial na Unidade Básica de Saúde (UBS) lócus de realização do mesmo. Consideramos que abordar essa temática, a qual é pouco discutida entre profissionais de saúde e comunidade, se reveste de considerável relevância social e acadêmica, por possibilitar aos profissionais de saúde e comunidades saberes e fazeres que poderão contribuir na detecção precoce, enfrentamento e tratamento adequado desse sintoma e desconforto, assim como, para uma formação mais humanística aos futuros profissionais. A extensão mais uma vez se legitima como um canal de disseminação de conhecimentos e integração da universidade com a comunidade e serviço, demonstrando que processos educativos são as melhores estratégias para a prevenção de doenças e construção social da saúde.

PALAVRAS-CHAVE

Tinnitus. Educação em Saúde. construção social da saúde.