Coral UFMT e Redes Sociais: estratégias utilizadas para engajamento no Instagram.
1Dorit Kolling de Oliveira,2Yuri Figueiredo de Moraes,3Carolina Kolling de Oliveira 1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO doritkolling@gmail.com
RESUMO
Os anos 2010 marcaram o advento de redes sociais que permeiam nosso dia a dia até hoje. No Brasil, o iFacebook/i ganhou suporte para o português em 2007, mas foi só em 2011 que a rede social de Mark Zuckerberg começou a fazer sucesso por aqui. O ano de 2012 marcou a chegada do iInstagram/ique transformou o modelo padrão de redes sociais e trouxe mudanças para o mundo do marketing, que precisou se adaptar às novas formas de relacionamento entre fornecedor, produto e cliente. O Coral UFMT teve seu perfil no Instagram criado em junho de 2018 e, por meio deste resumo, demonstraremos estratégias utilizadas para manter um bom engajamento com os coralistas vinculados ao Coral bem como com o público externo. Na perspectiva de buscar estratégias para alcançar um maior número de seguidores e de interações nas redes sociais, criamos posts de felicitações de aniversários dos coralistas, além de outros a partir de algumas datas importantes, como o Dia da Consciência Negra e o Dia do Canto Coral, por exemplo. Posts acerca de chamadas para novos coralistas, projetos, ensaios, concertos dos corais e curiosidades do mundo da música coral também são eventualmente divulgados. Como estratégias, entre outras, utilizamos propostas que vão desde a padronização de cores para cada coral, cuidados na escolha das fontes e até mesmo o horário em que os layouts e posts vão ao ar. Isso tudo gerou um crescimento de 150% de engajamento (curtidas e comentários) e de 239 seguidores, que totalizam 2.019 hoje, num período de 90 dias de análise no iInstagram/i, que foi a rede social escolhida devido à atual relevância. A frequência de interações utilizada numa rede social é considerada por muitos especialistas como um dos fatores mais importantes para a manutenção de um bom engajamento com os seguidores. Mantê-la por meio da efetivação das práticas adotadas dentro das estratégias de marketing é fundamental para a construção de um case de sucesso dentro de uma rede social, resultando naquilo que é importante neste âmbito: a interação orgânica entre o projeto e a sociedade interna e externa.