Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

Educação Ambiental em Tempos de Pandemia: Relato de Caso

1JOSÉ RICARDO DE SOUZA,2KAROLINE MARTINS RICARTE,3BRUNNA RIBEIRO SILVA,4TARCISIO DA SILVA SANTOS JUNIOR,5CHRISTINE STRUSSMANN,6SANDRA HELENA RAMIRO CORREA,7CARLOS EDUARDO PEREIRA DOS SANTOS,8FLAVIO DE REZENDE GUIMARAES
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4TÉCNICO ADMINISTRATIVO,5DOCENTE,6DOCENTE,7DOCENTE,8DOCENTE
jricardoufmt@gmail.com

RESUMO

A pandemia pelo SARS-COV-2 impactou diretamente nas ações presenciais de Educação Ambiental (EA) do projeto ZooAÇÃO, como a visita orientada de estudantes do ensino básico e superior no Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres. A EA é um processo de educação continuada prevista na Diretriz Curricular Nacional em todos os níveis do ensino. Neste contexto, as visitas presenciais foram substituídas por divulgação de conteúdos e imagens do acervo biodidático por meio do aplicativo Instagram (user: @projetozooacao). Assim, temas relacionados à biodiversidade no estado de Mato Grosso, como “Cuidados com a fauna”, “Curiosidades sobre o Pantanal”, “Fogo no Pantanal” foram publicados no Instagram do Projeto (IP). O objetivo deste trabalho foi avaliar, na percepção dos 815 seguidores, três parâmetros da comunicação no IP: “divulgação do projeto”, “a relevância das publicações”, “qualidade dos infográficos”, “efeito das publicações no público-alvo”. Assim, foi disponibilizado no IP um questionário fechado com cinco perguntas (P): P1 - “como conheceu o projeto?”; P2 - “como você avalia as imagens nos infográficos?”; P3 - “como você avalia a relevância dos conteúdos?”; P4 - “como você avalia a compreensão dos conteúdos nos infográficos?”; P5 – “como impactou em você?”. Na pergunta P1 39% revelaram que foi em decorrência da “participação no projeto” seguido por 28% que responderam “compartilhamento de postagens”. Na P2 53% dos participantes avaliaram como “ótimo”, seguido por 43% como “bom” a qualidade das imagens. Já na P3 76% avaliaram que as publicações são “muito relevantes”, o que revela a compatibilidade com o tema proposto e aderência, reforçado na resposta da P4 em que todos afirmam que os conteúdos dos infográficos são “objetivos e de fácil compreensão”. Esses resultados mostram ainda que o interesse pelos assuntos publicados tem “incrementado o conhecimento” para 56% e, “foi útil” para 25% dos participantes ao responderem a P5. A comunicação por meio da rede social do projeto ZooAÇÃO é uma ferramenta indispensável na prática da educação ambiental.

PALAVRAS-CHAVE

Educação Ambiental. Biodiversidade. Instagram