1ALDI NESTOR DE SOUZA,2DJEISON BENETTI,3RAFAEL VIEIRA GERALDI,4REINALDO DE MARCHI,5VINICIUS MACHADO PEREIRA DOS SANTOS 1DOCENTE,2DOCENTE,3MONITOR,4DOCENTE,5DOCENTE aldinestor1969@gmail.com
RESUMO
O presente trabalho relata uma experiência de extensão universitária,
intitulada Educação e Luta de Classes, desenvolvida no segundo semestre de
2021, conjuntamente pelo departamento de matemática da UFMT/Cuiabá, professores
da educação básica e do ensino superior, estudantes de graduação e diversas
outras categorias de trabalhadores. Em formato virtual, devido a pandemia de Covid
19 e tendo como base a obra do Professor Ivo Tonet, o projeto consistiu da
leitura e de debates de textos do autor mais diretamente apontados para a temática
da educação tendo como pressuposto a luta de classes. A ausência de tal pressuposto nos processos formativos e nos
debates sobre educação foi a justificativa principal do projeto. Bases
curriculares, PPP´s de cursos e de escolas, reformas educativas, planos de
aulas, em geral, não levam em conta que a sociedade é dividida em classes, que
essas classes tem objetivos nitidamente distintos e antagônicos e que o
movimento delas decide o que ocorre no ambiente formativo. Entendemos ter alcançado diversos dos objetivos
propostos, tais como o de deixar claro: que a sociedade não é um todo
homogêneo, mas cindida em classes sociais; que a luta entre essas classes é uma
chave fundamental para decifrar a realidade e auxiliar nas ações que pretendam
transformar a sociedade; que a educação em geral e a formal em particular é
resultado do movimento e da luta dessas classes; que o ranço idealista presente
na educação formal é um dos impeditivos para compreendê-la como ela de fato é;
que não é o esforço individual dos profissionais da educação, mas sim as regras impostas
pela luta de classes o principal fator do que ocorre no ambiente escolar; que
existem atividades emancipadoras e que
estas sinalizam para uma nova sociedade
livre de opressões. Como forma de continuação e aprofundamento desse debate
estamos desenvolvendo, no presente momento, uma outra proposta de extensão,
dessa feita intitulada A Escola Não é uma Empresa, baseada no livro, de mesmo
nome, do professor Christian Laval.