Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

EDUCAÇÃO E LUTA DE CLASSES

1ALDI NESTOR DE SOUZA,2DJEISON BENETTI,3RAFAEL VIEIRA GERALDI,4REINALDO DE MARCHI,5VINICIUS MACHADO PEREIRA DOS SANTOS
1DOCENTE,2DOCENTE,3MONITOR,4DOCENTE,5DOCENTE
aldinestor1969@gmail.com

RESUMO

O presente trabalho relata uma experiência de extensão universitária, intitulada Educação e Luta de Classes, desenvolvida no segundo semestre de 2021, conjuntamente pelo departamento de matemática da UFMT/Cuiabá, professores da educação básica e do ensino superior, estudantes de graduação e diversas outras categorias de trabalhadores. Em formato virtual, devido a pandemia de Covid 19 e tendo como base a obra do Professor Ivo Tonet, o projeto consistiu da leitura e de debates de textos do autor mais diretamente apontados para a temática da educação tendo como pressuposto a luta de classes. A ausência de tal pressuposto nos processos formativos e nos debates sobre educação foi a justificativa principal do projeto. Bases curriculares, PPP´s de cursos e de escolas, reformas educativas, planos de aulas, em geral, não levam em conta que a sociedade é dividida em classes, que essas classes tem objetivos nitidamente distintos e antagônicos e que o movimento delas decide o que ocorre no ambiente formativo. Entendemos ter alcançado diversos dos objetivos propostos, tais como o de deixar claro: que a sociedade não é um todo homogêneo, mas cindida em classes sociais; que a luta entre essas classes é uma chave fundamental para decifrar a realidade e auxiliar nas ações que pretendam transformar a sociedade; que a educação em geral e a formal em particular é resultado do movimento e da luta dessas classes; que o ranço idealista presente na educação formal é um dos impeditivos para compreendê-la como ela de fato é; que não é o esforço individual dos profissionais da educação, mas sim as regras impostas pela luta de classes o principal fator do que ocorre no ambiente escolar; que existem atividades emancipadoras e que estas sinalizam para uma nova sociedade livre de opressões. Como forma de continuação e aprofundamento desse debate estamos desenvolvendo, no presente momento, uma outra proposta de extensão, dessa feita intitulada A Escola Não é uma Empresa, baseada no livro, de mesmo nome, do professor Christian Laval.

PALAVRAS-CHAVE

Educação. Luta de Classes. Sociedade.