Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

Apoio psicoeducativo e emocional frente a situação de dor: Educação em saúde com profissionais cuidadores e familiares de pessoas portadoras de glioblastoma (GB).

1Neudson Johnson Martinho,2○ Jeiel Rocha Oliveira da Silva ,3○ Ivoney da Silva Borges ,4○ Amanda Paganini Lourencini ,5○ Allini Bizerra Amaral ,6○ Thayssa Soares de Souza ,7○ Brenda Costa Prado
1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
neudsonjm@hotmail.com

RESUMO

O Glioblastoma (GB) é um tumor maligno primário, altamente invasivo e grau IV, ou seja, é o astrocitoma mais agressivo que pode ocorrer tanto no cérebro quanto na medula espinhal, permanecendo, em geral, confinado ao sistema nervoso central. Os fatores de risco são pouco conhecidos e seus sintomas estão relacionados com a localização do tumor. O GB é altamente letal e quando tratado, é comum recidivas. Diante disso, evidencia-se a necessidade do treinamento interprofissional para que tanto paciente quanto sua família tenham o suporte necessário para lidar com essa situação de maneira holística. Com esse enfoque, o grupo de Pesquisas Interprofissionais em Educação e Tecnologia em Saúde (PINEDUTS) elaborou um projeto de extensão “APOIO PSICOEDUCATIVO E EMOCIONAL FRENTE A SITUAÇÃO DE DOR: AÇÕES INTERPROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM PROFISSIONAIS DE SAÚDE E FAMILIARES DE PESSOAS PORTADORAS DE GLIOBLASTOMA”, visando contribuir com o paciente e família no que tange a conhecimentos que podem colaborar para um cuidado mais qualificado e amenizar o estresse no enfrentamento dessa doença. Esse trabalho objetiva socializar as ações do referido projeto, considerando que o mesmo ainda está em execução, estando na fase de levantamento bibliográfico, contato inicial com a instituição hospitalar lócus da realização e planejamento das ações extensionistas com base no ciclo (PDCA) - Planejamento, execução, avaliação. A extensão ocorrerá de forma híbrida, sendo parte realizada online e outra presencial, cuja metodologia utilizada será composta por rodas de conversas, subsidiadas na pedagogia Freiriana e na teoria da psicoeducação. Concluímos que o desenvolvimento deste projeto de forma híbrida tem se mostrado eficaz, cujo o alcance por via remota está sendo amplo, o planejamento via online possibilita todos os alunos participarem efetivamente e as reflexões propositivas quanto à importância da interprofissionalidade e humanização no cuidado às pessoas portadoras de GB tem contribuído para construção de novos saberes e fazeres no cuidar hospitalar e domiciliar.

PALAVRAS-CHAVE

Glioblastoma. Educação em Saúde. Ações híbridas.