Apoio
psicoeducativo e emocional frente a situação de dor: Educação em saúde com
profissionais cuidadores e familiares de pessoas portadoras de glioblastoma (GB).
1Neudson Johnson Martinho,2○ Jeiel Rocha Oliveira da Silva ,3○ Ivoney da Silva Borges ,4○ Amanda Paganini Lourencini ,5○ Allini Bizerra Amaral ,6○ Thayssa Soares de Souza ,7○ Brenda Costa Prado 1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO neudsonjm@hotmail.com
RESUMO
O
Glioblastoma (GB) é um tumor maligno primário, altamente invasivo e grau IV, ou
seja, é o astrocitoma mais agressivo que
pode ocorrer tanto no cérebro quanto na medula espinhal, permanecendo, em
geral, confinado ao sistema nervoso central. Os fatores de risco são pouco conhecidos e seus
sintomas estão relacionados com a localização do tumor. O GB é altamente letal
e quando tratado, é comum recidivas. Diante disso, evidencia-se a necessidade
do treinamento interprofissional para que tanto paciente quanto sua família tenham
o suporte necessário para lidar com essa situação de maneira holística. Com
esse enfoque, o grupo de Pesquisas Interprofissionais em Educação e Tecnologia
em Saúde (PINEDUTS) elaborou um projeto
de extensão “APOIO PSICOEDUCATIVO E EMOCIONAL FRENTE A SITUAÇÃO DE DOR:
AÇÕES INTERPROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM PROFISSIONAIS DE SAÚDE E
FAMILIARES DE PESSOAS PORTADORAS DE GLIOBLASTOMA”, visando contribuir com o
paciente e família no que tange a conhecimentos que podem colaborar para um
cuidado mais qualificado e amenizar o estresse no enfrentamento dessa doença.
Esse trabalho objetiva socializar as ações do referido projeto, considerando que o mesmo
ainda está em execução, estando na fase de levantamento bibliográfico, contato
inicial com a instituição hospitalar lócus da realização e planejamento das
ações extensionistas com base no ciclo (PDCA) - Planejamento, execução, avaliação. A extensão ocorrerá de forma híbrida, sendo parte realizada online e outra presencial, cuja
metodologia utilizada será composta por rodas de conversas, subsidiadas na pedagogia Freiriana
e na teoria da psicoeducação. Concluímos que o desenvolvimento deste projeto de forma
híbrida tem se mostrado eficaz, cujo o alcance por via remota está sendo amplo, o planejamento via online possibilita todos os alunos participarem efetivamente e as reflexões propositivas quanto à importância da
interprofissionalidade e humanização no cuidado às pessoas portadoras de GB tem contribuído para construção de novos saberes e fazeres no cuidar hospitalar e domiciliar.