Processo
de Elaboração dos Banners do Projeto Fossils
go to School
1Caiubi Emanuel Souza Kuhn,2Flavia Santos ,3Isa Carvalho,4Ellis Furlan,5Erick Pereira,6Maykon Silva,7Thiago Aguiar,8João Sousa ,9Gabriela Abuchain,10Raiane Moura,11Kevelyn Silva ,12Deivedy Rodrigues,13Maise Oliveira,14Miguel Valverde ,15Dejaina Pereira,16Karla Rocha ,17Raynara Silva ,18Bruno Ferreira ,19Thales Almeida 1ORIENTADOR,2DOCENTE,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,7ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,8ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,9ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,10ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,11ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,12ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,13ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,14ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,15ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,16ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,17ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,18ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,19ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO caiubigeologia@hotmail.com
RESUMO
O estado de Mato Grosso, possui importantes sítios paleontológicos,
destacando-se aqueles encontrados no Geoparque Chapada dos Guimarães e na
região da Serra das Araras, nos municípios de Nobres, Rosário Oeste e Cáceres. O
Projeto “Fossils go to School”, visa
proporcionar o acesso a exposições itinerantes de paleontologia, em comunidades
situadas próximos de áreas onde já foram encontrados fósseis. Esta iniciativa
está sendo desenvolvido por meio de uma parceria entre a Universidade Federal
de Mato Grosso, o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais e o Museu de
História Natural de Mato Grosso, com patrocínio da Palaeontological
Association. Para isso, além da aquisição de réplicas de fósseis e da seleção
de acervos para exposições itinerantes, foram elaborados banners explicativos com
informações científicas apresentadas de forma didática, com a utilização de ilustrações
dos animais aos quais pertencem os fósseis e réplicas presentes no acervo da
exposição. O processo de elaboração dos banners foi realizado em três etapas:
a) revisão bibliográfica sobre cada espécie, por meio de pesquisas que
permitiram reunir informações concisas sobre as características dos fósseis; b)
análise das imagens e ilustrações, para seleção dos melhores materiais
encontrados; c) elaboração dos banners com apresentação das ilustrações de forma contextualizada,
juntamente com resumos das informações acerca de cada espécie, contemplando os
períodos geológicos a que cada uma pertence e suas características físicas. Desta
forma, o material produzido auxiliará na popularização da ciência, criando
caminhos pra facilitar o entendimento da história geológica do planeta.
Ademais, os banners tendem a atrair visualmente o público de maneira que
complementam as informações que não podem ser extraídas de forma direta dos
fósseis e réplicas, sem explicação prévia.