Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

A DIGITALIZAÇÃO DAS FONTES DOCUMENTAIS PARA A ESCRITA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATO-GROSSENSE

1Elizabeth Figueiredo de Sá,2Danielly Cristina Cipriani Couto Pereira,3Karoline Aparecida Soares do Nascimento,4Marijane Silveira da Silva
1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4DOCENTE
elizabethfsa1@gmail.com

RESUMO

Um dos grandes desafios para os historiadores da educação é o acesso às fontes documentais, isto devido às más condições de conservação e a ausência de políticas públicas para o descarte documental das escolas. Pensando nisso, o Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória – GEM/UFMT vem investindo ao longo dos anos na digitalização do acervo documental das escolas e das demais instâncias que legislam sobre a educação no estado de Mato Grosso que estão alocadas nos arquivos públicos do estado. A presente comunicação tem como objetivo socializar as ações do projeto de extensão que se dedica ao tratamento e digitalização das fontes sob a guarda do Núcleo das Escolas Extintas de Mato Grosso- NAEC. A metodologia utilizada segue as orientações da arquivística, isto é, higienização, digitalização e devolução da documentação ao arquivo de origem. Foram tratadas e digitalizadas as fontes da Escola Normal Pedro Celestino. São livros ata, documentos de matrículas e livros de notas do período de 1910 a 1960. Acredita-se que a disponibilização dessa documentação possibilitará inúmeras pesquisas sobre a instituição escolar e a formação de professores do estado de Mato Grosso, pois foi ela a primeira Escola Normal instalada no estado.

PALAVRAS-CHAVE

Fontes. História da Educação. Educação Mato Grosso.