Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

O palco como espaço formativo: experiências do programa de extensão UFMT com a Corda Toda

1Oliver Yoshio Umeda Yatsugafu,2Rubia Helena Naspolini Coelho Yatsugafu,3Jhonnisvan da Cruz Campos,4Caroline Kelli de Souza Nardes,5Ayzam Carlos de Sousa Abreu,6Lucas Pinheiro Costa Peixoto,7Ana Cavalheiro,8Lívia Maria de França Campos,9Lígia Auxiliadora de França Campos,10Carlos André Nunes Soares ,11Kamylla da Silva Xavier,12Mathias Santos Silva,13Joahan de Souza Lima,14Pablo Henrique Marques,15Dayckson Lima
1ORIENTADOR,2ORIENTADOR,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5BOLSISTA DE EXTENSÃO,6BOLSISTA DE EXTENSÃO,7BOLSISTA DE EXTENSÃO,8BOLSISTA DE EXTENSÃO,9BOLSISTA DE EXTENSÃO,10BOLSISTA DE EXTENSÃO,11BOLSISTA DE EXTENSÃO,12VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,13VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,14VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,15VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
violinoliver@hotmail.com

RESUMO

Experimentar o palco é parte fundamental para o processo de formação de instrumentistas. Entendendo as apresentações como partes constituintes do desenvolvimento dos músicos, a partir do retorno às atividades presenciais na UFMT, o programa de extensão UFMT com a Corda Toda retomou sua metodologia de concertos de estudantes e de educadores, todos gratuitos à comunidade, de modo a potencializar as aprendizagens performáticas e ampliar as experiências musicais. Todavia, o retorno ao palco de teatros, após 30 meses de distanciamento social em função da COVID-19, trouxe desafios e potencialidades que demandaram uma abordagem diferenciada de fundamentos como entrosamento, afinação, equilíbrio sonoro e diversidade de sonoridades, dinâmica e fraseado. Após o retorno das atividades presenciais, em 11 de abril de 2022, foram realizados, nos quatro meses seguintes, quatro concertos: UFMT com a Corda Toda (29 de junho), L’ Estro Armonico (27 de julho), Alegrias da Música (28 de julho) e Concertante (10 de agosto), sendo os três primeiros no Teatro Universitário e o quarto no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. Evidenciou-se a importância do “estar no palco” para educadores e estudantes do programa em seu processo de formação e a necessidade de reaprenderem a atuar nesse espaço, agora ressignificado, após as experiências provenientes do ensino remoto e das setenta e sete apresentações virtuais realizadas em 2020-21.

PALAVRAS-CHAVE

Palco e formação de instrumentistas. Experiências formativas em performance. Extensão universitária.