Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

Programa PRÓ-ENEM/UFMT: o uso das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem

1Elvis Lira da Silva,2Leticia Cristina da Silva França
1COORDENADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
elvis@fisica.ufmt.br

RESUMO

A Educação Popular é uma educação voltada para o povo. Trata-se de uma ferramenta importante para a inserção das camadas populares na vida social, política e econômica do país, promovendo a participação dos cidadãos enquanto agentes transformadores da sociedade. Esse modelo de educação foi, e ainda é, praticado por diversos movimentos e grupos sociais, em variados contextos históricos. Atualmente, os cursinhos populares trazem consigo a perspectiva da educação popular, tendo como objetivo não somente o preparo para o pré-vestibular/ENEM, mas também a formação crítica e política desses sujeitos. O objetivo deste trabalho é apresentar as atividades promovidas pela Coordenação Pedagógica do Programa de Extensão “PRÓ-ENEM - UFMT”, que tem o caráter de um cursinho popular, junto aos colaboradores e alunos do programa. A coordenação já realiza tais atividades desde o ano de 2021, e, em 2022, tem previsão de ocorrência no período de agosto a novembro. Fundamentando-se nas estratégias de ensino que promovem a autonomia do estudante no seu processo de ensino-aprendizagem, como é o caso das metodologias ativas, o cursinho busca a realização de ações que engajem os estudantes no seu próprio desenvolvimento, descentralizando a figura do professor como detentor de todo o conhecimento. Para tal fim, em 2022, serão realizados grupos de estudos interdisciplinares, com a finalidade de sanar possíveis dúvidas e defasagens na aprendizagem, por meio de aulas práticas, gamificação e discussões em roda. Posteriormente, ocorrerá uma semana de oficinas didáticas, com diversas atividades, onde os alunos colocarão em prática suas aprendizagens de maneira independente e criativa, por meio de experimentos, debates e/ou aulas de campo, organizadas pelos alunos e orientadas pelos professores/colaboradores, para que seja um momento propício tanto para estudantes quanto para professores desenvolverem novas maneiras de aprender e ensinar. Percebe-se, que os momentos de refletir a prática e desenvolver métodos ativos de aprendizagem, tem sido alguns dos diferencias do programa PRÓ-ENEM.

PALAVRAS-CHAVE

Educação Popular. Ensino-Aprendizagem. Metodologias Ativas.