Programa PRÓ-ENEM/UFMT: o uso
das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem
1Elvis Lira da Silva,2Leticia Cristina da Silva França 1COORDENADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO elvis@fisica.ufmt.br
RESUMO
A Educação Popular é uma educação
voltada para o povo. Trata-se de uma ferramenta importante para a inserção das
camadas populares na vida social, política e econômica do país, promovendo a
participação dos cidadãos enquanto agentes transformadores da sociedade. Esse
modelo de educação foi, e ainda é, praticado por diversos movimentos e grupos
sociais, em variados contextos históricos. Atualmente, os cursinhos populares
trazem consigo a perspectiva da educação popular, tendo como objetivo não
somente o preparo para o pré-vestibular/ENEM, mas também a formação crítica e
política desses sujeitos. O objetivo deste trabalho é apresentar as atividades promovidas
pela Coordenação Pedagógica do Programa de Extensão “PRÓ-ENEM - UFMT”, que tem
o caráter de um cursinho popular, junto aos colaboradores e alunos do programa.
A coordenação já realiza tais atividades desde o ano de 2021, e, em 2022, tem previsão
de ocorrência no período de agosto a novembro. Fundamentando-se nas estratégias
de ensino que promovem a autonomia do estudante no seu processo de
ensino-aprendizagem, como é o caso das metodologias ativas, o cursinho busca a
realização de ações que engajem os estudantes no seu próprio desenvolvimento,
descentralizando a figura do professor como detentor de todo o conhecimento.
Para tal fim, em 2022, serão realizados grupos de estudos interdisciplinares, com
a finalidade de sanar possíveis dúvidas e defasagens na aprendizagem, por meio de
aulas práticas, gamificação e discussões em roda. Posteriormente, ocorrerá uma semana de
oficinas didáticas, com diversas atividades, onde os alunos colocarão em
prática suas aprendizagens de maneira independente e criativa, por meio de
experimentos, debates e/ou aulas de campo, organizadas pelos alunos e
orientadas pelos professores/colaboradores, para que seja um momento propício
tanto para estudantes quanto para professores desenvolverem novas maneiras de
aprender e ensinar. Percebe-se, que os momentos de refletir a prática e desenvolver
métodos ativos de aprendizagem, tem sido alguns dos diferencias do programa PRÓ-ENEM.