A
ESCOLA VAI AO CENTRO CULTURAL/ CINECLUBE COXIPONÉS DA UFMT
1THELMA MICHELLA SADDI,2MARCELLA PERONI CONTIERO,3EPAMINONDAS DE CARVALHO FILHO,4LETICIA XAVIER DE LEMOS CAPANEMA ,5LUZO REIS,6LUMA POLETTI,7DEUSI MARTINS DA SILVA 1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3TÉCNICO ADMINISTRATIVO,4DOCENTE,5TÉCNICO ADMINISTRATIVO,6OUTROS,7BOLSISTA DE EXTENSÃO thelma.saddi@gmail.com
RESUMO
bIntrodução: /bReluzindo no berço de um espaço que visa a exibição
de filmes e o fomento do pensamento análitico e crítico acerca do cinema, o
projeto "A Escola Vai ao Centro Cultural/ Cineclube Coxiponés da
UFMT" surge dos galhos do cineclube com a idealização de democratizar e
incentivar as relações e o acesso ao cinema. bObjetivos:/b Desempenhando o
papel de uma ponte de integração entre a
instituição acadêmica e a sociedade, o presente projeto propõe-se a desenvolver na prática o contato dos alunos,
professores e entidades das redes de ensino públicas e privadas com a sétima
arte: a fim de promover exibições de cinema e audiovisual, notadamente de
realizações brasileiras e mato-grossenses, e incitando a formação de um novo
público, da cinefilia e do protagonismo social. bMetodologia:/b Tal comunicação atua diretamente no desenvolvimento de
novas perspectivas em relação ao conteúdo programático instituído pelas normas
da BNCC inclusos no sistema de educação. Diante disso, por meio de projeções
que ocorrem no Auditório do Centro Cultural e na sala Névio Lotufo da
Universidade Federal de Mato Grosso, após a definição da curadoria e do
cronograma das sessões, é ministrado uma palestra a respeito do cineclubismo e
contextualização histórica do Cineclube Coxiponés. Em síntese, os encontros são
finalizados com um bate-papo, a respeito dos
conteúdos apresentados, e preenchimento de um questionário para coletar dados
sobre a experiência. bConclusão:/b O
ato, em aspectos gerais, alcançou uma
incorporação mais ampla de discentes de distintos cursos de graduação da UFMT,
além da aproximação e participação de estudantes de escolas públicas nas
sessões e debates desempenhando discussões satisfatórias. Em suma, assim como
sua adaptação frente aos tempos de pandemia - em que o projeto teve sua
realização de maneira remota - a premissa da proposta é sua atuação contínua e
consistente no compartilhamento da informação e da cultura.