Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

A ESCOLA VAI AO CENTRO CULTURAL/ CINECLUBE COXIPONÉS DA UFMT

1THELMA MICHELLA SADDI,2MARCELLA PERONI CONTIERO,3EPAMINONDAS DE CARVALHO FILHO,4LETICIA XAVIER DE LEMOS CAPANEMA ,5LUZO REIS,6LUMA POLETTI,7DEUSI MARTINS DA SILVA
1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3TÉCNICO ADMINISTRATIVO,4DOCENTE,5TÉCNICO ADMINISTRATIVO,6OUTROS,7BOLSISTA DE EXTENSÃO
thelma.saddi@gmail.com

RESUMO

bIntrodução: /bReluzindo no berço de um espaço que visa a exibição de filmes e o fomento do pensamento análitico e crítico acerca do cinema, o projeto "A Escola Vai ao Centro Cultural/ Cineclube Coxiponés da UFMT" surge dos galhos do cineclube com a idealização de democratizar e incentivar as relações e o acesso ao cinema. bObjetivos:/b Desempenhando o papel de uma ponte de integração entre a instituição acadêmica e a sociedade, o presente projeto propõe-se a desenvolver na prática o contato dos alunos, professores e entidades das redes de ensino públicas e privadas com a sétima arte: a fim de promover exibições de cinema e audiovisual, notadamente de realizações brasileiras e mato-grossenses, e incitando a formação de um novo público, da cinefilia e do protagonismo social. bMetodologia:/b Tal comunicação atua diretamente no desenvolvimento de novas perspectivas em relação ao conteúdo programático instituído pelas normas da BNCC inclusos no sistema de educação. Diante disso, por meio de projeções que ocorrem no Auditório do Centro Cultural e na sala Névio Lotufo da Universidade Federal de Mato Grosso, após a definição da curadoria e do cronograma das sessões, é ministrado uma palestra a respeito do cineclubismo e contextualização histórica do Cineclube Coxiponés. Em síntese, os encontros são finalizados com um bate-papo, a respeito dos conteúdos apresentados, e preenchimento de um questionário para coletar dados sobre a experiência. bConclusão:/b O ato, em aspectos gerais, alcançou uma incorporação mais ampla de discentes de distintos cursos de graduação da UFMT, além da aproximação e participação de estudantes de escolas públicas nas sessões e debates desempenhando discussões satisfatórias. Em suma, assim como sua adaptação frente aos tempos de pandemia - em que o projeto teve sua realização de maneira remota - a premissa da proposta é sua atuação contínua e consistente no compartilhamento da informação e da cultura.

PALAVRAS-CHAVE

Cinema. Cultura. Educação.