1Elvis Lira da Silva,2Joyce Tamires de Souza Viana,3Maria Luiza Santos Magalhães,4Carolina Bottosso de Moura 1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4COORDENADOR elvislir@gmail.com
RESUMO
O projeto Mulheres nas Ciências (MnC) faz parte do programa de extensão Física na Nuvem, e tem por objetivo discutir a questão de gênero na academia, combater o assédio sexual e divulgar as contribuições de mulheres cientistas, aumentando a visibilidade e a participação feminina nas ciências. Desta forma, o projeto desenvolveu um site para disseminar informações relevantes para o espaço acadêmico. Além de divulgar o projeto MnC e os trabalhos realizados, o site traz dados sobre a atuação feminina na UFMT, apontando a porcentagem de professoras nos cursos, permitindo um olhar crítico sobre a constituição do quadro docente. Para isso, criamos um banco de dados com informações retiradas do site da universidade sobre as professoras que atuam na UFMT, dividimos e triamos os dados de acordo com os respectivos departamentos para visualizar a presença feminina na docência nos diferentes cursos. Após este primeiro levantamento, iniciamos a confecção do site, por meio da plataforma Google Sites. Definidas as escolhas de design e de estruturação, criamos páginas destinadas a explicar e divulgar as ações do projeto. Criamos, também, páginas específicas para mostrar quem são as professoras da UFMT, os seus departamentos, foto pública de perfil, informações de contato e um mini currículo extraído do Currículo Lattes. Criamos 5 páginas com mais de 80 subpáginas com o que havia disponível nos sites da universidade. Até o momento, dos 84 departamentos consultados, em 16,9% não encontramos informações sobre o quadro docente, em 33,7% mais da metade são mulheres, enquanto em 49,4% elas estão em minoria. Contudo, o levantamento não está finalizado, pois muitos institutos não dispunham de informações completas em seus sites. Por essa razão, nessa fase, estamos solicitando essas informações diretamente aos departamentos. A criação do site para divulgar as professoras da UFMT revelou a desproporcionalidade na composição do quadro docente, dependendo da área de conhecimento, além de uma incipiente ação institucional na divulgação do seu quadro, em especial, o feminino.