Roda de Conversa: uma Contribuição para Desinvisibilizar Mulheres Cientistas.
1Elvis Lira da Silva,2Ana Carolina Carvalhais de Assis,3Carolina Bottosso de Moura,4Rebeca da Silva Araújo 1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3COORDENADOR,4BOLSISTA DE EXTENSÃO elvislir@gmail.com
RESUMO
Segundo o Censo da Educação Superior, as mulheres representam 57% dos estudantes matriculados nas universidades e 61% dos que se graduam, mas, segundo a UNESCO, estima-se que apenas 30% dos cientistas do mundo são mulheres. A Roda de Conversa do projeto Mulheres Nas Ciências (MnC) foi criada para promover a visibilidade de mulheres que atuam no campo científico como estratégia para fortalecer a representatividade feminina e contribuir para a permanência das cientistas em formação. A ação visa superar o imaginário construído de referência masculina. Ademais contribui para divulgação dos trabalhos que as profissionais da universidade desenvolvem para a sociedade. O programa realizou, a princípio quinzenal e depois mensalmente, entrevistas com pesquisadoras dentro e fora da UFMT, revelando a linha de atuação e a trajetória dessas mulheres na academia. As rodas de conversa foram realizadas pela plataforma de videoconferência Google Meet, transmitidas ao vivo pelo canal do projeto MnC na plataforma Youtube em forma de lives com perguntas do público. Após a transmissão, o programa permaneceu disponível online. As primeiras 4 entrevistas foram realizadas com as docentes do Instituto de Física da UFMT, em seguida, mais 12 entrevistas, sendo 8 com professoras da Física, Química, Engenharia Elétrica, Educação, Letras e Zootecnia, 2 com as jovens pesquisadoras fundadoras e ex-coordenadoras do projeto e 2 transmissões sendo uma retrospectiva e um recorte de cientistas selecionadas. A estatística da plataforma mostrou que, entre 2021 e 2022, o canal recebeu cerca de 3,1 mil visualizações, sendo 86,2% dos espectadores jovens de 18 a 24 anos; 64,2% mulheres, e 53,1% da audiência é mato-grossense, mas o programa também foi visto nas regiões norte, sudeste e sul. O programa se mostrou um excelente espaço de formação para as estudantes que participaram da sua realização, bem como abriu uma possibilidade de diálogo que nenhum outro espaço acadêmico fomenta. O programa alcançou o objetivo de desinvisibilizar as mulheres que trabalham na academia e as barreiras que elas encontram.
PALAVRAS-CHAVE
Mulheres nas Ciências. Representatividade. Gênero.