Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

Levantamento de atendimentos a “pets” não convencionais mantidos como animais de estimação do Setor de Animais Silvestres – Hospital Veterinário – UFMT.

1Thais Oliveira Morgado,2Danielle Alexandra Maciel Matteo,3Brenda Madruga Rosa,4Bruna Ribeiro Gomes Monteiro,5Morgana Maira Henning,6Raphael William Ponte Neres,7Stephanni Pimentel de Souza,8Sandra Helena Ramiro Correa
1COORDENADOR,2OUTROS,3OUTROS,4OUTROS,5OUTROS,6OUTROS,7OUTROS,8DOCENTE
thaismorgado@gmail.com

RESUMO

O Setor de Animais Silvestres do Hospital Veterinário, localizado no campus Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso, através do Programa de Serviço de Extensão Veterinária à Comunidade, tem como objetivo realizar o atendimento clínico especializado à animais silvestres. A análise dos atendimentos clínicos realizados por este Setor tem demonstrado aumento no atendimento de animais silvestres mantidos como “Pets” de estimação não convencionais, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma medicina especializada a esta fauna e demonstrando a necessidade de profissionais cada vez mais habilitados a este tipo de paciente. O objetivo deste resumo é demonstrar a incidência de atendimentos a estas espécies na rotina clínica do Setor de Animais Silvestres. No período de janeiro de 2020 a julho de 2022, foram realizados 117 atendimentos. Sendo 33 pacientes (28,2%) no ano de 2020, 26 pacientes (22,2%) no ano de 2021 e 58 pacientes (49,57%) no ano de 2022. A evolução quantitativa destes dados aponta para a realidade de uma demanda cada vez maior destas espécies silvestres sendo mantidas como “pets” por um número crescente de tutores, assim como a percepção de uma demanda crescente de comercialização destes espécimes. A análise destes dados permite concluir a necessidade de um serviço de atendimento mais especializado e capacitado a atender os “pets” não convencionais como animais de estimação.

PALAVRAS-CHAVE

Hospital Veterinário. animais silvestres. pets não convencionais.