A ACESSIBILIDADE A CONHECIMENTOS BOTÂNICOS
USANDO O BILINGUISMO NO JARDIM SENSORIAL DA UFMT
1Ana Carolina Raimundo Silva,2Tatianne Fernanda Lopes Hardoim ,3 Ana Carolina Raimundo Silva ,4 Edna Lopes Hardoim 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2OUTROS,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO aninha.rai.acr@gmail.com
RESUMO
O projeto
FORPREEI tem como objetivos utilizar uma tecnologia simples e eficiente (QR Code) que dá
acessibilidade ao conhecimento a cegos e surdos, gravar os áudios e vídeos em
Libras para juntar às fichas técnicas, que facilitarão o acesso a Pessoas com
Deficiência ao conhecimento científico existente no Jardim Sensorial da UFMT. Por suas características, um jardim é um rico recurso
pedagógico, pois ali é possível abordar diversos conceitos e conteúdos das
Ciências Naturais.amp;Conteúdos botânicos normalmente são difíceis de serem trabalhados
por professores da Educação Básica, principalmente quando se trata de alunos
deficientes visuais e/ou surdos (PcD), sendo necessárias estratégias que
facilitem a aprendizagem, pois plantas estão presentes no cotidiano das
pessoas. A interação visitante-planta em um Jardim Sensorial (JS) pode
contribuir para o aumento do seu interesse, participando e interagindo com os
espécimes expostos. Neste projeto está sendo desenvolvido material pedagógico, a
ser acessado pelo QR Code, em língua portuguesa, em Libras e áudio para dar
acessibilidade a pessoas que visitam o Jardim. Temos pesquisado sobre os sinais
em Libras das plantas existentes no JS e como explicar suas propriedades para
dar acessibilidade aos surdos. A maior dificuldade está na falta de muitos
sinais, que são definidos pela comunidade surda, por esta não ter o
conhecimento sobre muitas plantas. A razão deste desconhecimento, para nós, decorre
do fato da Botânica não tem sido trabalhada nas escolas com os surdos, pois há
dificuldade de comunicação entre os professores e alunos surdos nas aulas de
Ciências– aqueles, por não dominarem a Libras, e esses por não compreenderem os
termos. Um áudio correspondente a cada planta e suas características e usos também
está sendo produzido. Todo esse material pedagógico será empregado no curso de
formação continuada de professores da Rede Pública de Ensino até o final de
2019.
PALAVRAS-CHAVE
PcD, espaço de aprendizagem alternativo, recursos pedagógicos.