Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

Promoção da Mobilidade Elétrica - Um caminho para o desenvolvimento sustentável

1Camila dos Anjos Fantin,2Thaís Maria de Araújo Campanha,3Carlos Eduardo Silva de Carvalho,4Gabriel da Silva Bulhões,5Rafael Ferreira Moreira da Silva ,6Giovanna Bragança Fockink,7Carolina Pardini Furlan Gonçalves
1COORDENADOR AUTOR,2COMUNIDADE EXTERNA,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,7ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
camila.fantin@ufmt.br

RESUMO

A partir da ampliação do desenvolvimento de novos modais de transporte que tem a eletricidade como fonte de energia, e a consequente lacuna na indústria do setor de transportes a ser preenchida por novos profissionais que sejam devidamente capacitados neste ramo da eletromobilidade, fundou-se na UFMT, campus de Cuiabá, o projeto de extensão Ohmega UFMT. Neste, discentes do curso de Engenharia Elétrica atuam no intuito de fomentar a expansão da mobilidade elétrica, além de trabalhar para proporcionar o desenvolvimento sustentável através da mobilidade elétrica e de suas tecnologias. De modo a corroborar com a redução de uma defasagem do conhecimento e de proporcionar um debate acerca do elo existente entre a sustentabilidade e a popularização dos veículos elétricos, os membros da Ohmega ministraram um curso de Introdução à Veículos Elétricos cujo público-alvo foram os alunos do 3º ano da Escola Estadual André Avelino Ribeiro, localizada em Cuiabá - MT. Ao todo foram contemplados 212 alunos da instituição, de todos os períodos, em um total de 4 apresentações. O curso consistiu numa apresentação oral acompanhada de um experimento prático. Na ementa da apresentação estavam presentes temas como a história dos veículos elétricos, tipos de veículos, curiosidades, mercado de trabalho e questões ambientais. O experimento, por sua vez, visou demonstrar o funcionamento de um motor elétrico através da energia fornecida por um banco de baterias constituído por 3 baterias de 12V associadas em série. Esta ação recebeu uma avaliação positiva tanto dos estudantes quanto do corpo docente da escola. O objetivo de expandir o conhecimento sobre a mobilidade elétrica e conectar os alunos com essa tecnologia sustentável foi cumprido. Pôde-se também, proporcionar aos alunos uma nova visão sobre a Engenharia Elétrica e demonstrar a importância da qualificação profissional e técnica para o futuro. Ademais, possibilitou-se um desenvolvimento técnico dos membros da Ohmega, visto que foram necessárias capacitações pessoais e técnicas para a construção do curso e elaboração do experimento.

PALAVRAS-CHAVE

Mobilidade. Educação. Sustentabilidade