Protótipo de um veículo elétrico movido a energia solar
1Camila dos Anjos Fantin,2Juliano Fachim Ortiz,3Juliano José Gomes Ferreira Junior,4Matheus Rezende Araujo Silva,5Wilson Douglas Aguera de Paula,6Jader José da Silva,7Túlio Sérvio José da Silva,8Lucas Ricardo Amato Garcia 1COORDENADOR AUTOR,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,7ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,8COMUNIDADE EXTERNA camila.fantin@ufmt.br
RESUMO
Estima-se que, no último século, a temperatura global tenha aumentado cerca de 1°C. A queima de combustíveis fósseis tem como resíduo a produção de CO₂ que além de ter correlação com este aquecimento global, contribui para a retenção do oxigênio da atmosfera. Assim, o projeto de extensão Ohmega UFMT surgiu com intuito de fomentar a discussão sobre temas relativos à Mobilidade Elétrica e propõe, dentre as suas atividades, o projeto e construção de um veículo elétrico alimentado a partir de energia solar. Para tal, a equipe foi composta por alunos de graduação do curso de Engenharia Elétrica, egressos do curso e membros externos da comunidade para integrar o projeto. Para o desenvolvimento do projeto foram consideradas 5 etapas. A primeira, a capacitação e treinamento dos membros da equipe, que serão apoiadas pela equipe de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Ampera Racing. Ainda nesta etapa, será realizada uma revisão bibliográfica buscando entender o estado da arte e pesquisa bibliométrica com a finalidade de traçar um perfil das publicações mais relevantes na área de veículos solares. As próximas etapas serão a modelagem mecânica e elétrica do veículo; busca por parcerias e patrocínio de forma a angariar recursos; a construção e, por fim, serão realizados eventos em escolas e espaços públicos, tendo como propósito a demonstração do veículo elétrico, o estímulo e a conscientização da sociedade em geral sobre a importância de alternativas sustentáveis provenientes da mobilidade elétrica. Além disso, todas as etapas do projeto serão documentadas e divulgadas, possibilitando que a comunidade possa acompanhar o processo de desenvolvimento integral. Espera-se que ao final, os discentes possam, por meio desse projeto, compreender e aplicar os conhecimentos vistos ao longo do curso para a construção do veículo solar e que haja o diálogo entre a academia e a sociedade, no intuito de interessar a população nessa temática sustentável e reduzir o possível abismo tecnológico existente entre a Universidade, comunidade mais carente e entidades privadas.