Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

AnimaE UFMT

1Walkyria Krysthie Arruda Gonçalves Martins,2Bruno Dambroski Serafini,3Antonio Vitor da Fonseca Araújo,4Wilson Douglas Aguera de Paula,5Matheus Alexandre Souza Nunes,6Carolyne Reale,7Umberto Vilas Boas Antonaccio,8Halisson Vedovatto Fontana,9André Henrique Reis de Oliveira,10Gabriel Quanz de Sant'Ana Barros,11Stephanie Amorim Nunes,12Guilherme Ribeiro e Silva,13Gabriel Rodrigues Tremeschin
1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,8VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,9VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,10VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,11VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,12VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,13VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
walkyria.martins@ufmt.br

RESUMO

A assimilação do conteúdo da Engenharia Elétrica requer alta capacidade de abstração do aluno e grande criatividade do docente para fazer tais estudantes “enxergarem” grandezas que são invisíveis. Esse é o caso dos campos elétrico e magnético que só podem ser percebidos pelos seus efeitos mecânicos, térmicos, luminosos e sonoros. A alta complexidade dos conceitos físicos e das ferramentas matemáticas, associada à “invisibilidade” de tais campos, torna o caminho do aprendizado mais árduo e passível de desmotivação e desistência. Tal problemática ocorre não só para alunos, mas também para docentes, pesquisadores e outros profissionais nas áreas de máquinas, transmissão, materiais etc. A “visualização” dos fenômenos pode ser facilitada com a ajuda de animações por computação gráfica e o atendimento de um grande número de usuários, além dos muros da UFMT, pode ser feita por plataformas de compartilhamento de vídeos. Assim, surge este projeto de extensão de caráter interdisciplinar intitulado AnimaE que, alinhado ao PPC do curso e com a Resolução CONSEPE nº. 36, consiste em produzir vídeos sobre tais temáticas os quais são compartilhados através do canal YouTube (AnimaE UFMT) e divulgados pelo Instagram (@animaeufmt). Para tanto, é utilizado o pacote de criação 3D gratuito e de código aberto Blender, que suporta modelagem, montagem, animação, simulação, renderização, composição e rastreamento de movimento. Até o momento, já temos 29 inscritos no canal do YouTube onde já foram postados 5 vídeos que totalizam: 258 visualizações (97% foi do Brasil), 47 Gostei, 0 Não Gostei e 3 comentários positivos. No Instagram, já temos 103 seguidores e, em média, 45 a 65 visualizações nos stories. Além disso, nas duas publicações tivemos 92 curtidas, 129 compartilhamentos e 33 comentários positivos, sendo que na primeira postagem alcançamos 196 contas e na segunda 108 contas. Em suma, apesar dos números iniciais serem modestos, verifica-se o potencial de crescimento haja vista a perspectiva de conteúdo a ser publicado e que, a cada nova publicação, esses números só aumentam.

PALAVRAS-CHAVE

Animação. Engenharia. YouTube