ETNOSABERES E AS NOVAS PERSPECTIVAS PARA A
FORMAÇÃO DE DOCENTES QUILOMBOLAS
1MARIA DO SOCORRO LUCINIO DA CRUZ SILVA,2Suely Dulce de Castilho,3Michele Corrêa de França,4Rosemil Conceição do Bom Despacho,5Rosangela de Campos Silva 1DOUTORANDO,2ORIENTADOR,3MESTRANDO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5MESTRANDO gutchu76@yahoo.com.br
RESUMO
Este
projeto de pesquisa e extensão abrange membros do Grupo de Pesquisa em Educação
Escolar Quilombola/GEPEQ/IE/PPGE/UFMT, e professores da rede pública de ensino
de Mato Grosso interessados na discussão do tema, mais particularmente os
docentes de três escolas quilombolas: a Escola Estadual Quilombola Maria de
Arruda Muller, localizada na comunidade de Abolição – Santo Antônio do
Leverger; a Escola Estadual Quilombola Professora Tereza Conceição de Arruda,
situada na comunidade de Mata-Cavalo, no município de Nossa Senhora do
Livramento; e a Escola Estadual Quilombola José Mariano Bento, localizada na
comunidade de Baixio, em Barra do Bugres. Tem como objetivo promover leituras,
discussões teóricas, pesquisas e ensino, assentados nos pressupostos dos Etnosaberes
das comunidades quilombolas. O curso tomou como método a pesquisa-ação, e como procedimentos
didáticos: seminários, estudos de textos, aulas expositivas e dialogadas, intensos
debates acerca de um vasto referencial bibliográfico e pesquisa de campo. Espera-se
que o curso subsidie os docentes no incremento do currículo das disciplinas em
que atuam, na promoção de um processo de ensino e aprendizagem mais
contextualizado, ao levar em consideração nos seus fazeres pedagógicos os
saberes locais tradicionais das comunidades quilombolas onde estão inseridas as
escolas. Os dados parciais nos revelam que o curso de extensão tem despertado o
interesse dos professores participantes em compreender a importância dos Etnosaberes
nas aulas do contexto quilombola e os textos estudados têm contribuído para
inspirá-los no planejamento pedagógico que contemple os saberes locais.
PALAVRAS-CHAVE
Educação escolar quilombola, formação de professores, Etnosaberes.