Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

ETNOSABERES E AS NOVAS PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES QUILOMBOLAS

1MARIA DO SOCORRO LUCINIO DA CRUZ SILVA,2Suely Dulce de Castilho,3Michele Corrêa de França,4Rosemil Conceição do Bom Despacho,5Rosangela de Campos Silva
1DOUTORANDO,2ORIENTADOR,3MESTRANDO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5MESTRANDO
gutchu76@yahoo.com.br

RESUMO

Este projeto de pesquisa e extensão abrange membros do Grupo de Pesquisa em Educação Escolar Quilombola/GEPEQ/IE/PPGE/UFMT, e professores da rede pública de ensino de Mato Grosso interessados na discussão do tema, mais particularmente os docentes de três escolas quilombolas: a Escola Estadual Quilombola Maria de Arruda Muller, localizada na comunidade de Abolição – Santo Antônio do Leverger; a Escola Estadual Quilombola Professora Tereza Conceição de Arruda, situada na comunidade de Mata-Cavalo, no município de Nossa Senhora do Livramento; e a Escola Estadual Quilombola José Mariano Bento, localizada na comunidade de Baixio, em Barra do Bugres. Tem como objetivo promover leituras, discussões teóricas, pesquisas e ensino, assentados nos pressupostos dos Etnosaberes das comunidades quilombolas. O curso tomou como método a pesquisa-ação, e como procedimentos didáticos: seminários, estudos de textos, aulas expositivas e dialogadas, intensos debates acerca de um vasto referencial bibliográfico e pesquisa de campo. Espera-se que o curso subsidie os docentes no incremento do currículo das disciplinas em que atuam, na promoção de um processo de ensino e aprendizagem mais contextualizado, ao levar em consideração nos seus fazeres pedagógicos os saberes locais tradicionais das comunidades quilombolas onde estão inseridas as escolas. Os dados parciais nos revelam que o curso de extensão tem despertado o interesse dos professores participantes em compreender a importância dos Etnosaberes nas aulas do contexto quilombola e os textos estudados têm contribuído para inspirá-los no planejamento pedagógico que contemple os saberes locais.

PALAVRAS-CHAVE

Educação escolar quilombola, formação de professores, Etnosaberes.