Ações museográficas de salvaguarda e de
comunicação - Museu de Etnologia e Arqueologia da UFMT - MUSEAR
1Sonia Regina Lourenço,2Ryanddre Sampaio de Souza,3Vitória França Silvério 1COORDENADOR,2ORIENTADOR,3BOLSISTA DE EXTENSÃO soniaufmt@gmail.com
RESUMO
O programa de extensão consiste em uma rede de
projetos interdependentes, que visa atender as demandas do Museu Rondon de
Etnologia e Arqueologia da UFMT em consonância com o Estatuto de Museus. Os 3
projetos de extensão: 1) as ações museográficas de salvaguarda; 2) comunicação
museal e curadorias; e 3) ação educativa-cultural, visam desenvolver ações
museográficas de salvaguarda (conservação e documentação) e de comunicação
(exposição e ação educativo-cultural) no museu. O programa de extensão está
organizado de modo interdisciplinar com diferentes saberes que uma instituição
museal exige para a sua real consolidação como museu universitário comprometido
com a pesquisa, o ensino e a extensão. A extensão museal pretende dar
continuidade às ações do MUSEAR como unidade acadêmica da Instituto de Ciências
Humanas e Sociais em seus 50 anos de existência. Com futuro promissor, o museu
está se reinventando e, ao mesmo tempo, revelando potencialidades em ser um
campo de pesquisa profícuo e de ações extensionistas. Nesta perspectiva, visa
preparar estudantes de graduação saberes técnicas relacionados aos processos de
higienização e conservação básica de acervo documental, bibliográfico e
museológico; desenvolver ações museográficas e de salvaguarda do acervo que
consistem em procedimentos de higienização, identificação, catalogação,
armazenamento e conservação do acervo; estudar, planejar e produzir exposições
de curta duração com objetos musealizados; divulgar as exposições em modo
online e/ou produzir exposições em meio virtual para acesso mais amplo em
plataformas gratuitas e dentro do marco da legislação vigente; dar publicidade
das ações desenvolvidas do Programa de Extensão no site do MUSEAR e nas redes
sociais do Museu e da UFMT; oferecer cursos de formação de curta e média
duração junto a grupos de específicos no Museu (professores, estudantes e
pesquisadores), que priorizem o Museu como fenômeno social e como espaço de
pesquisa, conservação e comunicação, de objetos musealizados e da diversidade
étnica e linguística própria dos povos indígenas.